Notícias
Universidade FM e Defensoria Pública do Maranhão firmam parceria
Na última terça-feira, a Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU-UFMA), por meio da Rádio Universidade FM, e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) celebraram um termo de parceria entre as instituições com o objetivo de divulgar conteúdo de utilidade pública e promoção da cidadania.
A diretora da Rádio Universidade FM, a docente do Departamento de Comunicação Social da UFMA Josie Bastos, durante a celebração do convênio, destacou a importância da Defensoria e o papel da emissora. “A Rádio Universidade tem o compromisso de firmar e ampliar parcerias com instituições públicas e privadas. É isso que estamos fazendo. A Defensoria é um órgão de serviços importantes para a Universidade e para a população. A partir dessa parceria, vamos oferecer informações de cunho educativo e informativo sobre as ações da Defensoria. E a Rádio Universidade está cumprindo seu papel de dar esse espaço por meio de uma parceria com a Defensoria para que possamos levar informações de qualidade à população”, ressaltou Josie Bastos.
A relevância da parceria passa pela divulgação do conhecimento jurídico e pela formação de pessoas em educação e direitos, conforme observou o defensor-geral da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Gabriel Furtado.
“Essa parceria é muito importante para a Defensoria. É uma das primeiras parcerias que estabelecemos com a Universidade Federal do Maranhão, com a Fundação Sousândrade e com a Rádio Universidade. É fundamental para o suporte à divulgação do conhecimento jurídico e também na formação de pessoas em educação e direitos. Tudo isso é possibilitado por m eio da Universidade FM, uma ação que contribui para transformar a sociedade”, destacou o defensor-geral.
A ação tem poder transformador, conforme observou Furtado: “Não conseguimos mudar o que não percebemos. Então, quando passamos a perceber nossos direitos e os caminhos que temos para adquiri-los e lutar por eles, damos esse poder à população. Ele não fica apenas nas mãos das instituições. Por isso cada pessoa que ouvir essas informações relacionadas à Defensoria conseguirá também exercer seus direitos, independentemente das instituições”, disse.
Atenta às questões que promovem a inclusão social e o bem-estar da população, a diretora-presidente da Fundação Sousândrade, Evangelina Noronha, destacou a simbologia do momento. “Essa parceria entre a Rádio Universidade, a Defensoria Pública e a Fundação Sousândrade faz parte de um momento muito importante. Facilita muito mais o nosso trabalho e também beneficia toda a sociedade maranhense. Então, é um momento muito significativo no campo da educação, dos projetos e também no campo social”, avaliou.
Com a parceria celebrada, os programas radiofônicos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, com conteúdo de utilidade pública e promoção da cidadania, já podem ser conferidos ao longo da programação da 106,9.
Por: Borges Júnior - Universidade FM
Revisão: Jáder Cavalcante