Notícias
“Tudo Sobre Saúde Mental”
Universidade FM aborda consequências psicológicas da “adultização” no desenvolvimento de crianças e adolescentes
A Universidade FM (106,9) recebeu a psicóloga Camila Campos para mais um episódio inédito do programa “Tudo Sobre Saúde Mental”, produção da emissora que tem como foco temas variados relacionados às questões psíquicas. O tema tratado foi “adultização” de crianças e adolescentes e suas consequências psicológicas.
O termo se tornou um dos assuntos mais pautados no país, depois que um vídeo de um influenciador brasileiro viralizou, por se tratar de uma denúncia contra a exploração da imagem de menores de idade por parte de criadores de conteúdo na internet. O vídeo “Adultização” está gerando diversas discussões sobre o combate desse tipo de exploração on-line, chegando até os poderes judiciário e legislativo.
O apresentador, Adalberto Júnior, abordou com a convidada as consequências psicológicas e cognitivas no desenvolvimento das crianças afetadas e expostas por esses (e nesses) conteúdos inapropriados. “A adultização é um processo de apagamento da infância e interrupção de um ciclo de desenvolvimento que necessita que todas as etapas sejam atendidas. Então, com isso, você acaba criando um período de interseção que tem danos extensivos tanto para a cognição quanto para o desenvolvimento emocional e até físico, trazendo consequências a médio e longo prazo”, disse a psicóloga Camila Campos.
O programa “Tudo Sobre Saúde Mental” conta com o apoio do Instituto Pangeia e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) da Universidade Federal do Maranhão, com o objetivo de levar informações de qualidade sobre saúde mental, com o suporte de profissionais da área, às terças, 9h, na programação da Rádio Universidade.
Por: Theophilo Moraes - Universidade FM
Revisão: Jáder Cavalcante