Universidade Federal do Maranhão recebe Prêmio Guará 2024 por destaque na formação de profissionais em Engenharia Ambiental

publicado: 01/02/2024 13h08, última modificação: 01/02/2024 13h08
A honraria é concedida pela Associação Maranhense de Engenheiros Ambientais (AMAE) e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA).

Em reconhecimento ao dedicado esforço na formação de profissionais voltados às questões ambientais do Estado do Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do reitor Fernando Carvalho, foi agraciada com o Prêmio Guará 2024. A entrega do prêmio ocorreu na noite de quarta-feira, 31, na sede do CREA-MA, em São Luís.

O prêmio é concedido pela Associação Maranhense de Engenheiros Ambientais (AMAE) e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), em celebração ao Dia do Engenheiro Ambiental. Na terceira edição do evento, o objetivo foi reconhecer instituições de ensino que oferecem cursos de engenharia ambiental em sua grade curricular, desempenhando um papel significativo no desenvolvimento profissional nesse setor.

Além da UFMA, outras instituições de ensino, como a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Ceuma e a Faculdade Anhanguera, também foram honradas com o prêmio. O presidente da AMAE, Joelber Oliveira, destacou a importância de reconhecer o trabalho desenvolvido por essas instituições, especialmente, ressaltando a relevância da UFMA no avanço profissional no campo da engenharia ambiental.

“A UFMA contempla o curso de engenharia ambiental no seu quadro nas graduações, e hoje a gente vem premiá-la justamente por isso, por ajudar nossa profissão a se desenvolver no mercado de trabalho. É uma instituição de excelência”, destacou.

Joelber explica que, a cada edição, o Prêmio Guará teve um público-alvo específico. “No primeiro ano, premiamos profissionais de engenharia ambiental; no segundo ano premiamos ações de outras empresas que contribuíram para o meio ambiente; neste ano, achamos por bem premiar as instituições de ensino que contemplam a graduação de engenharia ambiental”.

UFMA recebe Prêmio Guará 2024 no dia do Engenheiro Ambiental - 31 - 01 - 2024

A vice-presidente do CREA-MA, Natália Pinheiro, reitera o reconhecimento da Associação e do Conselho em relação às instituições que desempenham um papel significativo na formação profissional dos engenheiros ambientais.

“As instituições de ensino são muito importantes nesse contexto, principalmente, universidades que possuem cursos voltados para a área de meio ambiente, com o curso de engenharia ambiental, tecnólogos de gestão ambiental, ou que executam atividades voltadas para a sustentabilidade. O prêmio é uma forma de reconhecer as atividades que são feitas dentro das instituições de ensino no nosso estado, levando em consideração o papel não só da academia na graduação, mas também da atuação desses alunos, professores e pesquisadores que atuam nessa área ambiental”, evidenciou.

Na UFMA, são oferecidos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária no Câmpus São Luís, bem como Engenharia Ambiental no Câmpus de Balsas. Os profissionais formados em Engenharia Ambiental desempenham um papel crucial no desenvolvimento socioeconômico e ambiental, facilitando o acesso a serviços essenciais e contribuindo para a melhoria da infraestrutura urbana, elevando, assim, a qualidade de vida da população.

Por fim, Fernando Carvalho, reitor da UFMA, expressa sua gratidão pelo reconhecimento concedido à Universidade e reafirma o compromisso da instituição com projetos ambientais.

"A Universidade sente-se honrada com essa homenagem do Prêmio Guará, considerando também que é um prêmio voltado para a questão ambiental. Hoje também é o dia da engenharia ambiental. Quero parabenizar todos os engenheiros e engenheiras ambientais e expressar que a Universidade recebe essa homenagem exatamente pelo fato de ter contribuído efetivamente na questão ambiental do estado, não só com a formação de engenheiras e engenheiros ambientais mas também pelos grandes projetos que temos desenvolvido na busca da proteção ambiental do nosso estado”, manifestou.

Formação Engenharia Ambiental na UFMA

O curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental, com duração de cinco anos, visa proporcionar uma formação interdisciplinar e ética, capacitando os futuros engenheiros ambientais a enfrentar desafios relacionados ao meio ambiente. Com ênfase na formação de profissionais críticos e inovadores, o curso abrange planejamento, operação, monitoramento e gestão de projetos e tecnologias ambientais.

Os egressos estarão habilitados para promover o desenvolvimento sustentável, atuando na conservação, preservação, recuperação e controle da qualidade da água, do ar, do solo e da vegetação. Além disso, serão capazes de elaborar e coordenar projetos de tratamento de água, esgoto e resíduos sólidos, assim como conduzir análises de riscos e impactos ambientais decorrentes da ação humana. O curso é oferecido pela UFMA na capital São Luís e no município de Balsas, no continente.

Para saber mais, acesse:

Engenharia Ambiental e Sanitária – Câmpus São Luís