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Universidade acessível: Daces realiza entrega de equipamentos de tecnologia assistiva

publicado: 29/05/2025 16h06, última modificação: 29/05/2025 17h21
Universidade acessível: Daces realiza entrega de equipamentos de tecnologia assistiva

#Paratodosverem: As imagens ilustram a iniciativa da DACES/PROAES da UFMA de equipar a Sala de Acessibilidade do CCSO, demonstrando a entrega e o uso de diversas tecnologias assistivas, como computadores com mouses adaptados, tablet, lupa eletrônica de mão e mobiliário adequado, visando promover a autonomia e inclusão de estudantes com deficiência na Universidade.

 

Em um ato de inclusão, cuidado e respeito, a Diretoria de Acessibilidade (Daces), vinculada à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizou a entrega de novos equipamentos de tecnologia assistiva para o Centro de Ciências Sociais (CCSo). A ação tem o intuito de ampliar e qualificar os recursos de acessibilidade disponíveis na Sala de Acessibilidade e contou com a parceria da Comissão de Acessibilidade do CCSo e com o apoio da Direção do Centro.

A iniciativa busca promover a autonomia, a inclusão e a permanência dos estudantes com deficiência. A assistente em Administração da Daces, Fernanda Silva, explica a organização e a importância do momento. “A escolha do CCSo como ponto de partida se deu pelo fato de concentrar o maior número de estudantes com deficiência, evidenciando a necessidade de fortalecimento da estrutura de apoio existente. A ação é de grande importância por fortalecer o compromisso institucional com a inclusão e a equidade no ensino superior. Ao investir em tecnologia assistiva e na melhoria da infraestrutura, a UFMA reafirma seu papel na construção de um ambiente acadêmico mais acessível, democrático e sensível à diversidade”, pontuou.

Mouse de pressão, computador, tablete, lupa eletrônica, mesa de apoio e armário foram os equipamentos disponibilizados para a Sala de Acessibilidade.

 Segundo a diretora do CCSO, Lindalva Maciel, a parceria é essencial para a luta contra o capacitismo e a busca por condições melhores. “Tem sido muito importante para nós um diálogo muito próximo, muito tranquilo com a Daces. O CCSo já possui uma comissão de acessibilidade criada desde o final de 2016. Nós somos o centro com o maior número de alunos e alunas com deficiência, e sempre precisamos de muito apoio, porque nós temos uma luta permanente contra o capacitismo, procuramos buscar as condições melhores para que eles desenvolvam sua aprendizagem em um ambiente acolhedor. Esse momento que a Daces tem assumido junto conosco, principalmente com a atual administração, tem nos dado muita segurança e a certeza de que nós estamos indo no caminho certo para melhor incluir e melhor trabalhar em favor da acessibilidade, da quebra de barreiras, tanto estruturais quanto atitudinais”, destacou Lindalva Maciel.

O apoio na constante luta pela acessibilidade

O CCSo é o centro com maior número de estudantes com deficiência, a direção do Centro acompanha esse público a partir da listagem dos aprovados, acolhendo e demostrando a estrutura do prédio e os serviços oferecidos. O acompanhamento também ocorre na apresentação aos professores e coordenadores, com o objetivo de estabelecer o diálogo, a permanência e conclusão do estudante no seu curso de graduação.

A Sala de Acessibilidade é uma estrutura já existente no CCSo, a ação promovida pela Daces e pela reitoria fortalece o funcionamento desse ambiente. Nesse sentido, Lindalva Maciel compartilha os benefícios que o espaço gera aos estudantes. “Nessa sala de acessibilidade, os alunos com deficiência se reúnem com seus colegas que não têm deficiência nenhuma. Então, existe um diálogo permanente, é um ambiente no qual eles exercem seus estudos, tiram suas dúvidas, descansam e é um espaço em que eles têm muito zelo, porque se sentem bem acolhidos”, ressaltou. 

Lindalva Maciel ainda destaca a presença dos estudantes no espaço acadêmico e cita a estudante que estimulou a criação do espaço acessível no CCSo. “Nós tivemos várias conquistas nos últimos semestres: o Hélio, estudante de Direito e cadeirante; o Ronilson, estudante de Rádio e cego; o Jackson, estudante de Rádio e cego; a Dalila, estudante de Pedagogia e com baixa visão; e também Edivaldo, que é de Rádio, colaram grau. São vários alunos e alunas que conseguem concluir o seu curso, alunos autistas, alunos cegos e alunos com mobilidade reduzida. A nossa sala de acessibilidade é uma homenagem a uma aluna do curso de hotelaria que faleceu durante uma cirurgia, a Ronize Ramos. O nome da sala é uma homenagem a ela, que foi uma das primeiras alunas a procurar a direção do Centro em 2016, para que nós buscássemos as melhores condições de aprendizagem no CCSo”, contou.

Conquista dos direitos estudantis

A iniciativa promovida pela Daces ressalta a parceria com os centros acadêmicos e os demais setores da UFMA, em busca de um ambiente acadêmico acessível, democrático e diverso.

O diretor do Daces, Cedric Tempel Nakasu, deseja que a ação seja um sucesso e afirma que o serviço será expandido para os outros centros acadêmicos. “Espera-se que a ação contribua diretamente para a promoção da autonomia dos discentes com deficiência, ampliando suas possibilidades de participação nas atividades acadêmicas e fortalecendo sua permanência com qualidade. Além disso, a ação busca consolidar uma cultura de acessibilidade nos centros acadêmicos da UFMA. A iniciativa será expandida para outros centros acadêmicos do Câmpus de São Luís e também para os centros do continente. Trata-se de uma ação contínua que integra uma política institucional de inclusão, com o objetivo de garantir o acesso pleno aos direitos educacionais e o fortalecimento da acessibilidade em toda a Universidade”, frisou.

O fortalecimento da Sala de Acessibilidade, por meio da entrega de novos equipamentos de tecnologia assistiva, no Centro de Ciências Sociais, representa a conquista da contínua luta de estudantes e profissionais à procura de um ambiente acessível e que garanta os direitos de todos os discentes. 

Por: Aline Vitória 

Fotos: DACES

Revisão: Jáder Cavalcante

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