Notícias
Uniti realiza aula inaugural para a turma de 2025
Na manhã dessa segunda-feira, 17, o projeto de extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA "Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI)" realizou a aula inaugural do Curso de Formação Continuada em Envelhecimento Ativo e Saudável. O evento ocorreu no auditório Sérgio Ferretti, localizado no CEB Velho, na Cidade Universitária Dom Delgado, e reuniu mais de cem participantes, entre idosos, professores e membros da comunidade acadêmica e social, para iniciar as atividades de aprendizado, socialização e desenvolvimento pessoal voltado a pessoas com sessenta anos ou mais.
A primeira aula, com uma programação especial, iniciou-se com exercícios de alongamento e relaxamento, seguidos da apresentação do Coral Canto de Luz, da UNITI. Posteriormente, o momento foi dedicado à apresentação da UNITI e seus profissionais, destacando suas áreas de atuação e seu papel no acompanhamento dos alunos, como assistente social, enfermeira, pedagogas, nutricionista, entre outros. Também foram compartilhadas informações sobre o curso, que inclui atividades de ensino, ações socioculturais e práticas desportivas, e por fim houve esclarecimento de dúvidas.
O chefe da divisão da UNITI, Rafael Lima, destacou a diversidade de atividades programadas. “Temos várias atividades na programação para esse semestre, entre elas, cursos, oficinas, atividades de sala de aula, atividades desportivas, tudo para garantir a saúde, o bem-estar e a longevidade da pessoa idosa”, destacou. Ele também ressaltou a importância do apoio institucional para a continuidade do projeto. “Com o apoio da Universidade Federal do Maranhão, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a gente vai iniciar o ano com o pé direito e com todos esses idosos também desenvolvendo suas atividades de forma bem tranquila e com saúde, principalmente”, finalizou.
Desde 1996, a UNITI atende ao público 60+ de São Luís, promovendo um espaço de aprendizagem e interação. A edição de 2025 conta com 170 idosos inscritos, e marca o começo de uma nova jornada de conhecimento para a terceira idade.
Por: Lucio Silva
Revisão: Jáder Cavalcante