Unidade Centro do Centro de Ciências de Imperatriz realiza abertura de curso de extensão em comunicação promovido por dois grupos de pesquisa de Jornalismo

publicado: 27/06/2022 13h00, última modificação: 27/06/2022 20h57

Ocorreu, na noite de quinta-feira, 22, no auditório da Unidade Centro do Centro de Ciências de Imperatriz, a abertura do curso de extensão “Comunicação para Transformação Social”, ministrado pelo professor Ricardo Alvarenga, que atua como professor e pesquisador visitante selecionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). A atividade, dividida em três encontros presenciais, é uma realização conjunta dos Grupos de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (Joimp) e Maria Firmina dos Reis, ambos vinculados ao curso de Jornalismo. Ao todo, 36 pessoas se inscreveram no evento.

De acordo com Alvarenga, o objetivo do curso é debater as conceituações e aplicações da comunicação para transformação social com base na perspectiva do desenvolvimento participativo e do exercício da cidadania no contexto social brasileiro. “O curso é uma possibilidade de refletir sobre outras perspectivas de compreensão e trabalho com a comunicação. O participante do curso terá a oportunidade de conhecer a intrínseca relação que existe entre a tríade comunicação, modelos de desenvolvimento e transformação social, bem como o papel da comunicação no exercício da cidadania. Esses temas são atuais e necessários para compreender os fenômenos sociais do nosso país no contexto contemporâneo”, declarou.

Temas abordados

Durante o primeiro encontro, realizado no dia 23, o professor discutiu sobre a temática “Comunicação para Transformação Social comm base nos estudos de Alfonso Gumuncio Dagron”. No dia 7 de julho, data do segundo encontro, será abordado o tema “Comunicação para o Desenvolvimento na óptica de Juan Díaz Bordenave”.

No terceiro e último módulo do curso, o palestrante apresentará a temática “Comunicação e exercício da Cidadania na reflexão de Cicilia Maria Krohling Peruzzo”. Todos os encontros do curso ocorrerão das 18h às 20h no auditório da UFMA de Imperatriz, Unidade Centro. Ao final do evento, os participantes receberão certificado com carga horária de 10 horas.

Saiba mais

Ricardo Alvarenga é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela Universidade Estácio de Sá, mestrado e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É professor de graduação e pós-graduação lato sensu nas áreas de Economia Criativa e Licenciaturas.

O docente é vice-coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). É membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Comunitária e Local (Comuni). Coordenador da Signis Jovem Brasil, da Associação Católica de Comunicação (Signis Brasil). Tembém é membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Palestrante, assessor e consultor em comunicação para instituições civis e religiosas e professor visitante do curso de Jornalismo da UFMA-Imperatriz.

Por: Hérika de Almeida