Notícias

UNA-SUS-UFMA lança curso com a temática "Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral"; inscrições vão até 31 de julho

publicado: 25/02/2022 13h19, última modificação: 25/02/2022 20h08

Irreversível, complexa e muito comum na infância, a paralisia cerebral (PC) é caracterizada por significativas alterações de caráter neurológico que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo do indivíduo em diferentes graus de comprometimento. Com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde quanto à assistência dessa população, a UNA-SUS-UFMA abre inscrições para o curso “Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral (PC)”. As matrículas podem ser realizadas até o dia 31 de julho, com início imediato. 

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS-UFMA), com o Ministério da Saúde — por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD-MS). 

No curso, será possível compreender os serviços de cuidado em saúde ofertados à pessoa com paralisia cerebral, diagnóstico, fatores de risco e condições associadas, bem como os procedimentos corretos no que diz respeito aos tratamentos e acompanhamentos dessa população. 

A formação é disponibilizada em um ambiente virtual inovador, com versão também para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como e-book, material em PDF, infográficos e questionário.

Temáticas abordadas

Com carga horária de trinta horas, a oferta apresenta como temas “Definição, caracterização e classificação da paralisia cerebral (PC)”; “Sinais clínicos, distribuição anatômica, comprometimento motor das funções motoras globais (GMFCS E&R) e função manual (MACS)”; “Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-CJ)”; “Ferramentas para diagnóstico de PC”; “Fatores de Risco da PC”; “Condições associadas à PC; e “Atenção à saúde da pessoa com paralisia cerebral”. 

UNA-SUS-UFMA

A UNA-SUS-UFMA é um projeto do Ministério da Saúde, vinculado à DTED-UFMA. Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Para mais informações, acesse www.unasus.ufma.br.

DTED-UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação é o setor responsável pela gestão da modalidade educação a distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Por: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS-UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: