Notícias
UNA-SUS-UFMA lança dois livros na 28ª edição do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
A UNA-SUS-UFMA participou do 28° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) com representação de destaque. As ações exitosas da equipe culminaram na apresentação de trabalhos científicos e lançamento de dois livros nesta edição do CIAED. O evento, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), ocorreu entre os dias 15 e 18 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ).
Na ocasião, a UNA-SUS-UFMA foi representada pela coordenadora de Produção Pedagógica, Paola Garcia; pela supervisora de Produção Pedagógica, Mizraim Mesquita; e pela coordenadora de Produção Técnico-Científica e Inovação, Cadidja do Carmo. Com os títulos “Textos didáticos para cursos autoinstrucionais na EAD: como elaborar?” e “Produção de recursos autoinstrucionais para EaD: design instrucional para EaD”, as obras lançadas foram disponibilizados gratuitamente no acervo ARES e fazem parte da coleção Produção de recursos autoinstrucionais para EaD.
O evento oportunizou, de acordo com Mizraim Mesquita, a troca de conhecimentos com alguns dos maiores players envolvidos com tecnologias educacionais e educação a distância no Brasil e no mundo, tanto no campo acadêmico quanto tecnológico.
“Foi gratificante perceber que o trabalho da UNA-SUS-UFMA está alinhado com as evoluções que vêm ocorrendo no campo da educação a distância e conectada com o que o futuro da área promete. Pudemos conversar sobre as experiências institucionais na produção de recursos educacionais e receber o feedback da comunidade, que foi positivo, com interesse manifestado especialmente nos livros publicados gratuitamente e nas soluções que temos desenvolvido para ofertar cursos à distância atendendo a critérios de acessibilidade”, expressou a supervisora de Produção Pedagógica.
Paola Garcia corrobora com o exposto acima e acrescenta ainda que, por vezes, a UNA-SUS-UFMA se encontra numa posição ainda mais consolidada no processo de produção de recursos digitais para EaD de forma qualificada e conectada com as tendências pedagógicas e de inovação da educação contemporânea.
“Aproveitamos o espaço formal de socialização de experiências exitosas para buscar aprimoramento e qualificação, dirigindo-nos especialmente para a busca de respostas e tecnologias sobre o atendimento de critérios de acessibilidade na EaD. Isso aponta para a preocupação que nossa instituição tem com a produção de recursos educacionais tangíveis e inclusivos, considerando aspectos pedagógicos, gráficos e tecnológicos”, declarou Garcia.
Além dos livros, as colaboradoras apresentaram dois trabalhos em sessão de pôster, cujo objetivo era destacar as particularidades da prática pedagógica da equipe de design instrucional da UNA-SUS-UFMA em relação à acessibilidade e ao tratamento de materiais de base para a produção dos cursos ofertados pela instituição. Conheça os trabalhos aprovados:
Trabalho 1: Percepções de Designers Instrucionais sobre a Produção de Cursos Acessíveis na EAD (Autores: Leticia Ribeiro, Helen Maysa Belfort Sousa, Deborah Figueirêdo, Mizraim Mesquita, Karoline Corrêa Trindade, Paola Trindade Garcia, Ana Oliveira)
Trabalho 2: Validação Pedagógica de Conteúdos para EAD: uma visão do designer instrucional (Autores: Larissa Costa, Katia Viana, Samira Gomes, Donny Wallesson dos Santos, Mizraim Mesquita, Ana Oliveira, Paola Trindade Garcia)
Atuando desde 2009, a UNA-SUS-UFMA está vinculada à Diretoria de Tecnologias da Educação (DTED) da UFMA, e oferece cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão gratuitos, na modalidade de educação a distância, utilizando a Plataforma Moodle. Segundo a diretora da DTED e coordenadora da UNA-SUS-UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, esse reconhecimento é o reflexo da experiência exitosa vivenciada no desenvolvimento das ações pedagógicas e das tecnologias na educação ao longo desses anos na busca de aprendizagem inclusivas e acessíveis para todos os públicos.
“As publicações da UNA-SUS-UFMA contribuem para a difusão das propostas para acessibilidade dos cursos EaD no cenário educacional e de tecnologias da informação e comunicação, nacional e internacionalmente. A participação nos grandes eventos possibilita, cada vez mais, a divulgação do nosso trabalho aos diferentes públicos, proporcionando acesso efetivo aos recursos educacionais e ao ambiente de aprendizagem virtual, democratizando e incluindo mais indivíduos no processo de qualificação”, afirmou Ana Emilia.
SOBRE AS OBRAS LANÇADAS
Textos didáticos para cursos autoinstrucionais na EAD: como elaborar?
O livro aborda os aspectos didático-pedagógicos de situações de aprendizagem autoinstrucionais na EaD, a elaboração do texto didático autoinstrucional para EaD, sempre com o foco no alcance da aprendizagem ativa e significativa, sendo o aluno a personagem principal desse processo. Além disso, apresenta a aplicação de recursos instrucionais de destaque, conforme função pedagógica nos textos didáticos.
Produção de recursos autoinstrucionais para EaD: design instrucional para EaD
O livro mergulha nas bases teóricas e nas experiências práticas desenvolvidas no campo do Design Instrucional pela equipe de produção pedagógica da UNA-SUS-UFMA, para que você compreenda as particularidades desse campo na produção de cursos e recursos educacionais para EaD.
Por: UNA-SUS-UFMA
Revisão: Jáder Cavalcante