UNA-SUS-UFMA lança curso sobre as ferramentas de gestão nos serviços dedicado às pessoas com deficiência

publicado: 20/01/2023 11h31, última modificação: 20/01/2023 15h55
A capacitação é 100% on-line, gratuita, certificada e com início imediato, disponível na plataforma saiteava.org

Estão abertas as matrículas para o curso Ferramentas da gestão do cuidado à saúde da Pessoa com Deficiência nos serviços de reabilitação, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão — instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS-UFMA). A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada, e o início das aulas é imediato.

Com carga horária de 30 horas, o curso aborda os processos e as diferentes dimensões da gestão do cuidado direcionada à pessoa com deficiência (PcD), com foco nos serviços de reabilitação e a contribuição desses dispositivos e modelos conceituais para a integralidade da assistência.

Por meio da capacitação, o estudante compreenderá a importância de mobilizar técnicas, conhecimentos e recursos com base no diálogo com diferentes agentes, desde gestores, profissionais e usuários, para garantir uma abordagem eficiente e resolutiva ao paciente.

Entre os assuntos abordados, destacam-se o cuidado em saúde: dimensões e perspectivas e sua relação com a saúde da pessoa com deficiência; a integralidade do cuidado; as formas de compreensão da deficiência e sua influência sobre o cuidado; e dimensões, dispositivos e ferramentas para gestão do cuidado PcD.

O público-alvo do curso são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na gestão dos serviços de reabilitação da pessoa com deficiência, como administradores, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.

Durante a sua jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como e-book, PDF, infográfico interativo, recurso multimídia e questionário. A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD), e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo Saite (CNPq-UFMA).

Acesse unasus.ufma.br e se inscreva.

Por: UNA-SUS-UFMA