Notícias

UNA-SUS-UFMA tem inscrições abertas para cursos gratuitos e on-line nas áreas de Odontologia, Acolhimento na Atenção Primária à Saúde, Gestão em Saúde e PCD

publicado: 09/08/2021 13h33, última modificação: 10/08/2021 22h03

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) na Universidade Federal do Maranhão anunciou que estão abertas as inscrições para cursos gratuitos e on-line em quatro áreas: Odontologia, Acolhimento com Classificação de Risco na Atenção Primária à Saúde, Gestão em Saúde e Pessoa com Deficiência na Atenção Primária à Saúde. Todos os cursos são ofertados na modalidade a distância, autoinstrucional e têm início imediato. Para mais informações, acesse o Saiteava.

Odontologia

Entre módulos individuais e programas de aperfeiçoamento, a UNA-SUS disponibiliza mais de cinco ofertas educacionais on-line na área de odontologia, totalmente gratuitas, com metodologia autoinstrucional e início imediato. Os cursos abordam o cuidado em saúde bucal, com ênfase na Atenção Primária à Saúde e têm como público-alvo cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde, graduandos da área e demais interessados pela temática.

Acesse os cursos:

Cuidado em saúde bucal para gestantes e puérperas (45h)

Assistência Odontológica para pacientes com DCNT: Diabetes, Hipertensão e Doença Renal (30h)

Assistência Odontológica para pacientes com DCNT: Doenças cardiovasculares (45h)

Assistência Odontológica para pacientes com DCNT: Pacientes com câncer (45h)

Cuidado em saúde bucal para pessoas em situações de urgências odontológicas (120h)

Cuidado em saúde bucal para pessoas com deficiência na Atenção Primária à Saúde (45h)

Acolhimento com classificação de risco na Atenção Primária à Saúde

Os cursos do Programa de “Acolhimento com classificação de risco na Atenção Primária à Saúde” têm quatro módulos. Três já estão disponíveis, e o quarto e último será lançado em breve. Nessa modalidade, o aluno poderá realizar todos os cursos individualmente e obter o certificado com carga horária total de 120 horas.

O Programa reúne os seguintes temas, no tocante à classificação de risco e vulnerabilidades na Atenção Básica: diretrizes e critérios que definem as diferentes modalidades de acolhimento na Atenção Primária à Saúde (APS); diferenças entre situações de urgência/prioridades voltadas ao diagnóstico e tratamento em casos de doenças de pele, rinossinusites e síndromes gripais, sangramento genital anormal, tonturas e vertigens; e a abordagem correta quanto ao atendimento de usuários hiperutilizadores, bem como o conhecimento da comunicação de más notícias e o manejo da parada cardiorrespiratória na APS. O público-alvo destas qualificações são profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária, além de graduandos interessados pela temática.

Confira os cursos:

Classificação de risco e vulnerabilidades na Atenção Primária à Saúde (30h)

Queixas comuns no atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Primária à Saúde 2 (30h)

Situações relacionadas ao atendimento à demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (30h)

Gestão em Saúde

Os cursos que integram o Programa de Formação “Gestão em Saúde” estão com três módulos disponíveis. Nessa modalidade, o aluno poderá realizar todos os cursos individualmente e obter o certificado com carga horária total de 135 horas.

O Programa reúne os seguintes temas relacionados à lógica organizacional do SUS e tomadas de decisão em saúde: Estruturação e Configuração do SUS; Gestão em saúde no SUS: tomada de decisão e processo de planejamento; Atenção Primária à Saúde: construção e organização; Rede de Atenção à Saúde: trajetória histórica, conceitos e elementos de constituição da rede; Aspectos do novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde; Instrumentos do planejamento orçamentário do governo; Transferência e gestão de recursos federais; Atenção Primária à Saúde: financiamento da APS; Previne Brasil. Os cursos são destinados a secretários municipais e estaduais de saúde, coordenadores de áreas técnicas e profissionais de nível superior envolvidos no processo de tomada de decisão em saúde.

Veja os cursos:

Organização do SUS (45h)

Organização da Atenção à Saúde no SUS (45)

Mudanças no Financiamento do SUS (45h)

Pessoa com Deficiência na Atenção Primária à Saúde

As oportunidades educacionais na área de Pessoa com Deficiência na Atenção Primária à Saúde são de quatro cursos com cargas horárias independentes, ofertados na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional e início imediato.

As ofertas trazem diferentes perspectivas quanto ao cuidado destinado à população PCD, com foco na habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência para a sua efetiva inclusão na sociedade. Além disso, busca melhorar a qualidade de vida do usuário do sistema único de saúde que integra esse contexto.

Essas qualificações têm como público-alvo profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde envolvidos na assistência e reabilitação de pessoas com deficiência, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

Confira as capacitações:

Atenção à Pessoa com Síndrome de Down (30h)

Atenção à Pessoa Amputada (30h)

Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (30h)

Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (45h)

Saiba mais

A UNA-SUS-UFMA é um projeto do Ministério da Saúde, vinculado à Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão. Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: