UNA-SUS-UFMA abre inscrições para o curso Saúde da Pessoa com Deficiência na Adolescência

publicado: 02/05/2022 10h25, última modificação: 02/05/2022 16h31

Quase 30% das pessoas com deficiência no Brasil são adolescentes, de acordo com os dados do IBGE 2019. Buscando qualificar o cuidado direcionado a essa parcela da sociedade de forma integrada, multidisciplinar e intersetorial, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, a UNA-SUS-UFMA abriu as inscrições para o curso “Saúde da pessoa com deficiência na adolescência”. As matrículas podem ser realizadas até o dia 11 de julho de 2022.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS-UFMA) e do Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD-MS).

Com carga horária de 20 horas e início imediato, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja,  sem a mediação de tutores. O público-alvo são profissionais  que atuam na Atenção Primária à Saúde no contexto do SUS.

A oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e como em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como e-books e infográficos, além de situações de aprendizagem ilustradas e contextualizadas e uma seleção de materiais complementares sobre o tema.

A capacitação tem por objetivo contribuir na qualificação do cuidado integral ao adolescente PcD, abordando aspectos como crescimento e desenvolvimento; acolhimento e o processo de reabilitação; interdisciplinaridade e intersetorialidade. Dessa forma, o curso discutirá os seguintes eixos temáticos: "O adolescente com deficiência"; "A Atenção Primária em Saúde como ambiente de apoio ao adolescente com deficiência"; "O processo de reabilitação do adolescente com deficiência"; e "Interdisciplinaridade e intersetorialidade no cuidado ao adolescente com deficiência".

Certificação

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Por: Maiara Pacheco/DTED-UFMA