Inscrições abertas para o curso "Cuidado em casos de mordedura de animais e intoxicação por peçonhentos, plantas e medicamentos"

publicado: 25/03/2022 09h13, última modificação: 25/03/2022 19h21
UNA-SUS abre inscrições para o curso Cuidado em casos de mordedura de animais e intoxicação por peçonhentos, plantas e medicamentos.png

Casos de mordeduras por animais e intoxicação aguda por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos são comuns nas Unidades de Atenção e demandam estratégias de atendimento específicas. Com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde na assistência correta a essas demandas, a UNA-SUS-UFMA abre inscrições para o curso “Cuidado em casos de mordedura de animais e intoxicação por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos”, e as matrículas podem ser realizadas até o dia 31 de agosto.

A capacitação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS-UFMA) e o Grupo de SAITE (CNPq-UFMA).

Com carga horária de 30 horas e de início imediato, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja,  sem a mediação de tutores. O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde, especialmente médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e demais interessados na temática abordada. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

A oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), bem como disponível em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: e-books, infográficos, material em PDF, recursos multimídia e questionários.

TEMÁTICAS - Por meio do curso, será possível compreender o processo de classificação de risco e vulnerabilidades para organização do fluxo de trabalho das equipes de saúde e reconhecer os cuidados relacionados aos casos de mordeduras por animais e intoxicação aguda por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos. Entre as temáticas apresentadas, destacam-se: Medidas de promoção e prevenção em casos de mordedura de animais e intoxicação aguda por plantas tóxicas e medicamentos; Mecanismos de ação e manifestações clínicas das intoxicações causadas por animais peçonhentos e estratégias de prevenção e vigilância para casos de acidentes por animais peçonhentos; Intoxicação aguda causada por medicamentos; e Fluxo de classificação de risco/vulnerabilidades do paciente com história de exposição a substância tóxica.

Por: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS-UFMA