Notícias

Um tempo de esperança

publicado: 23/12/2022 16h42, última modificação: 25/12/2022 19h40
Post Natal_FEED.png

“A esperança é humilde, é uma virtude que deve ser trabalhada – digamos assim – todos os dias: todos os dias, é preciso retomá-la; todos os dias, é preciso tomar a corda e ver que a âncora está ali fixa, e eu a seguro pela mão...”( Papa Francisco).

As sábias palavras do Santo Padre se amoldam a esta época do ano, quando fazemos um balanço dos dias que se foram e daqueles que ainda restam para que um novo ciclo comece.

Foi ela, a esperança, que nos conduziu à espera de tempos melhores e de paz, mesmo quando estávamos atormentados pela pandemia que roubou a alegria e até a vida daqueles que não estão mais entre nós. Foi a esperança que nos fez acreditar no esforço da ciência, na fé das preces de todos, na solidariedade daqueles que estenderam as mãos aos doentes e desanimados, que estimularam outros a prosseguir a jornada.

São essas benfazejas ações que reconheço nesta comunidade, que se manteve unida, num propósito de possibilitar que nossa Universidade singrasse nas águas tempestuosas. Essa é a diferença das pessoas iluminadas que fazem a humanidade evoluir e, com seus exemplos, clareiam a história, geram novas vontades.

Mas, para iluminar, é preciso ser e fazer. Ações éticas e comprometidas brilham dias a fio, como luzeiros da boa vontade, faróis da fraternidade que, de Natal a Natal, determinam que o ano seja marcante.

A todos os terceirizados, técnicos, servidores, pesquisadores, corpo docente e discente desejo que tenhamos todos a graça de viver não apenas um Natal iluminado, mas um 2023 pleno de boas ações e ainda maiores realizações para nossas vidas, nossas famílias e nossa comunidade, cheios de saúde e de paz.

Natalino Salgado Filho
Reitor da UFMA

 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: