Notícias

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Um sorriso no rosto e mil segredos no coração

publicado: 08/03/2022 08h42, última modificação: 08/03/2022 22h23
Dia Internacional da Mulher 2022.jpeg

Em uma das declarações poéticas mais emblemáticas sobre a mulher, Vinícius de Morais faz uma oração: “(...) tende piedade, Senhor, / de todas as mulheres/Que ninguém mais merece tanto amor e amizade/Que ninguém mais deseja tanto poesia e sinceridade/Que ninguém mais precisa tanto de alegria e serenidade”.

Faço coro às palavras benditas do poeta, que se somam à definição de uma mulher excepcional, chamada Clarice Lispector, quando afirmou que cada uma delas leva um sorriso no rosto e mil segredos no coração.

Reconheço que muito ainda falta a ser alcançado, e causam-me espanto os episódios discriminatórios de violência insana que teimam em se acumular em histórias narradas nos boletins de ocorrência, nos processos judiciais e na múltipla falta de oportunidade.

A cada uma de vocês, meu respeito, admiração e sobretudo gratidão, por provarem a cada instante que força e sensibilidade residem num só lugar, por ultrapassarem barreiras que as antepassadas apenas sonharam, por pavimentarem um caminho para meninas que, crescidas, poderão trilhar um mundo mais justo e igualitário.

Que novas e maiores conquistas venham coroadas da superação própria da capacidade de reinventar a vida com criatividade e talento.

A minha homenagem e meu reconhecimento, neste dia internacional, à força de todas as mulheres.

Natalino Salgado Filho
Reitor

 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: