Notícias
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Um sorriso no rosto e mil segredos no coração
Em uma das declarações poéticas mais emblemáticas sobre a mulher, Vinícius de Morais faz uma oração: “(...) tende piedade, Senhor, / de todas as mulheres/Que ninguém mais merece tanto amor e amizade/Que ninguém mais deseja tanto poesia e sinceridade/Que ninguém mais precisa tanto de alegria e serenidade”.
Faço coro às palavras benditas do poeta, que se somam à definição de uma mulher excepcional, chamada Clarice Lispector, quando afirmou que cada uma delas leva um sorriso no rosto e mil segredos no coração.
Reconheço que muito ainda falta a ser alcançado, e causam-me espanto os episódios discriminatórios de violência insana que teimam em se acumular em histórias narradas nos boletins de ocorrência, nos processos judiciais e na múltipla falta de oportunidade.
A cada uma de vocês, meu respeito, admiração e sobretudo gratidão, por provarem a cada instante que força e sensibilidade residem num só lugar, por ultrapassarem barreiras que as antepassadas apenas sonharam, por pavimentarem um caminho para meninas que, crescidas, poderão trilhar um mundo mais justo e igualitário.
Que novas e maiores conquistas venham coroadas da superação própria da capacidade de reinventar a vida com criatividade e talento.
A minha homenagem e meu reconhecimento, neste dia internacional, à força de todas as mulheres.
Natalino Salgado Filho
Reitor
Revisão: Jáder Cavalcante