Último dia para as inscrições do seletivo de novos integrantes da Liga Acadêmica de Amamentação da UFMA, para alunos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Farmácia e Odontologia

publicado: 04/02/2022 17h51, última modificação: 07/02/2022 16h08

Estão abertas até hoje, 4 de fevereiro, as inscrições do seletivo da Liga Acadêmica da Amamentação (Liamm) para o projeto Jovens Amigos do Peito e o Programa Banco de Leite do Hospital Universitário Materno Infantil. Estão aptos participar do processo os alunos dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia da Universidade Federal do Maranhão.

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail liga.humi@gmail.com, constando no assunto: “SELETIVO LIAAM 2022.1”. A taxa de inscrição é de R$ 5, podendo ser realizada via Pix ou transferência. A lista dos candidatos inscritos será divulgada no dia 5 de fevereiro, no perfil da Liamm no Instagram, @liaam.blh. No total, são disponibilizadas 14 vagas entre os cursos, para os alunos cursando entre o terceiro e oitavo período. O processo será realizado em duas etapas: carta de intenção e apresentação, ambas de forma on-line. O resultado final será divulgado até o dia 24 de fevereiro, no perfil da Liamm no Instagram. Mais informações podem ser encontradas no edital do seletivo.

De acordo com Clara Guimarães, estudante do sétimo período do curso de Enfermagem e presidente da Liga, o objetivo desta é proporcionar aos alunos uma aprendizagem que traga acesso à sua realidade profissional. Clara ainda ressalta a importância do projeto para a população. “Temos atividades de ensino, pesquisa e extensão e temos a atuação nos ambulatórios, no hospital Materno Infantil. O maior beneficiado desse projeto é a população, pois temos o processo de aprendizagem dentro desse campo da amamentação e, consequentemente, podemos contribuir para melhor percepção do que vem a ser o aleitamento materno e seus inúmeros benefícios”, afirma.

Saiba mais

A Liamm é uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter multiprofissional e multidisciplinar, que visa inserir os alunos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A Liga foi fundada em 2007, tem sua sede na unidade Presidente Dutra do Hospital Universitário da UFMA e é vinculada ao Hospital Materno Infantil.

O principal objeto de interesse e estudo é o aleitamento materno, o processo das gestantes e mães e o desenvolvimento das crianças. Baseia-se em estudos científicos relacionados à importância do aleitamento materno para o crescimento infantil e os inúmeros benefícios a curto e longo prazo, tanto para as crianças, como também para a saúde da mulher.

Entre as atividades que a Liga desenvolve, estão as atividades de pesquisa, ações ambulatoriais no Banco de Leite Humano – realizadas no Materno Infantil – e a organização de congressos e simpósios como parte do processo de aprendizagem.

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa