Notícias
UFMA, Uema, Ifma e Secretaria Municipal de Eduacação de Grajaú firmam parceria e promoverão cursinho pré-vestibular na cidade
Representantes da Universidade Federal do Maranhão, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Instituto Federal do Maranhão (Ifma) participaram, na quinta-feira, 20, da terceira reunião para o planejamento da abertura do cursinho pré-vestibular na cidade de Grajaú. O projeto é resultado de uma parceria entre as instituições de ensino superior e a Secretaria Municipal de Educação, que tem como intuito preparar os estudantes de escolas públicas para o vestibular da Uema, que ocorrerá em maio. O encontrou foi realizado no Ifma, Câmpus Grajaú, para tratar das atribuições de cada uma das instituições parceiras.
Foi decidido que os alunos do Câmpus Grajaú da UFMA atuarão como bolsistas no cursinho pré-vestibular ministrando as aulas de Química, Geografia, Biologia, Física e História. As demais disciplinas serão distribuídas entre Uema e Ifma, em que a estruturação e organização do cursinho ficará com a Secretaria Municipal de Educação.
Segundo o professor Aluísio Fernandes, coordenador do curso de Ciências Naturais da UFMA, a participação da Universidade Federal do Maranhão é uma excelente oportunidade para que os discentes possam ter uma experiência prática para sua formação como futuros professores e reafirmar os princípios do câmpus em ensino, pesquisa e extensão, buscando a integração com a comunidade. “O projeto dará uma grande oportunidade para que os alunos de graduação possam ter um primeiro contato com a docência e atuarem como bolsistas”, afirmou.
O projeto é coordenado pela professora Veralice Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação, com a participação da professora Ana Rita Silva, diretora do Câmpus Grajaú da Uema, e do professor do Câmpus Grajaú da UFMA Aluísio Fernandes.
O cursinho terá início no dia 14 de fevereiro, com aulas presencias e realizadas em duas escolas do município. Ao todo foram realizadas mais de cem inscrições.
Por: Bruna Castro
Produção: Laís Costa
Revisão: Jáder Cavalcante