UFMA tem dois projetos aprovados no Programa PET-Saúde Equidade

publicado: 03/04/2024 13h55, última modificação: 03/04/2024 13h57
UFMA tem dois projetos aprovados no Programa PET-Saúde Equidade

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) teve dois projetos aprovados no Programa PET-Saúde Equidade, promovido pelo Ministério da Saúde. Trata-se do projeto “A Equidade na Valorização das Trabalhadoras e Futuras Trabalhadoras do SUS em São Luís, Maranhão”, sediado em São Luís, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da capital maranhense e coordenado pela professora doutora Maria Luiza Cruz, do Departamento de Farmácia, e do projeto  “PET Saúde Equidade UFMA Pinheiro”, que conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro e será coordenado pela professora doutora Sara Fiterman Lima do Curso de Medicina de Pinheiro. Os resultados foram homologados pela Portaria Nº 12, de 1º de abril de 2024, publicada no Diário Oficial da União em 02/04/2024.

“É com imensa satisfação que expresso meu compromisso e entusiasmo em relação aos projetos PET Saúde Equidade na UFMA e no Maranhão, onde no total foram aprovados três projetos, sendo o terceiro da Uema de Caxias. Aguardamos ansiosamente pelo início desses projetos que certamente contribuirão para o fortalecimento do sistema de saúde em São Luís e Pinheiro”, celebrou a coordenadora do Pet Saúde Equidade, Maria Luiza Cruz

O PET-Saúde Equidade tem como objetivo geral promover a integração ensino-serviço-comunidade, visando à formação de profissionais de saúde com ênfase na atenção básica, com foco na equidade e na qualidade do SUS. Esses projetos representam uma oportunidade valiosa para estudantes e profissionais da área da saúde, bem como das ciências humanas e sociais, participem de atividades que promovam a equidade para as trabalhadoras e futuras trabalhadoras do SUS.

Maria Luiza Cruz, coordenadora do Pet Saúde, considera que os projetos têm um impacto significativo na instituição. “Eles (os projetos) fortalecem nossa missão acadêmica ao integrar ensino, pesquisa e extensão, proporcionando aos estudantes oportunidades valiosas para aplicar seus conhecimentos em contextos reais. A colaboração entre estudantes, professores e preceptores, para realizar ações que valorizem trabalhadoras e futuras trabalhadoras do SUS que se encontram em situação de inequidades diversas, é essencial para o sucesso desses projetos e para a formação acadêmica dos nossos estudantes. Aprovar e manter esses projetos é investir em um legado duradouro na UFMA e na busca contínua por uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca a professora.

Estão previstos seletivos para os Câmpus de São Luís e de Pinheiro para estudantes (40 vagas para bolsistas e 40 vagas para voluntários, por Câmpus), professores (10 vagas para bolsistas e estão previstas 5 vagas para voluntários, por Câmpus), preceptores (10 vagas para bolsistas, por município) e 1 vaga para orientador de serviço (por município). Os detalhes sobre os editais serão disponibilizados ainda esta semana.

Sobre o Programa PET-Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, que se encontra em sua 11ª edição, contemplou 150 projetos, em todo o território nacional, e que se propunham a desenvolver ações de educação pelo trabalho para a saúde, visando o fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de contribuir para a formação de futuros profissionais, bem como para a criação e a ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, considerando a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

Nesta edição os Grupos de Aprendizagem Tutorial trabalharão em três eixos:

Eixo 1 - Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, Gênero, Identidade de Gênero, Sexualidade, Raça, Etnia, Deficiências e as interseccionalidades no trabalho na saúde;

Eixo 2 - Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, saúde mental e as violências relacionadas ao trabalho na saúde;

Eixo 3 - Acolhimento e Valorização às trabalhadoras e trabalhadores e futuras trabalhadoras e trabalhadores da saúde no processo de maternagem, acolhimento e valorização de mulheres, homens trans e outras pessoas que gestam.

Por: Ingrid Trindade