Notícias

UFMA tem 27 projetos selecionados em edital histórico da FAPEMA

publicado: 06/10/2025 10h38, última modificação: 06/10/2025 12h39
UFMA tem 27 projetos selecionados em edital histórico da FAPEMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi contemplada com 27 projetos no edital Plano Maranhão 2050: Soluções Inovadoras, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O resultado final foi divulgado nessa quarta-feira, 1º, e selecionou ao todo 71 propostas.

Para a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Nascimento, o resultado reforça o protagonismo da UFMA no desenvolvimento científico do estado.

“O resultado da UFMA mostra o comprometimento da instituição e dos nossos pesquisadores em atenderem às demandas de desenvolvimento socioeconômico do Estado do Maranhão. Os desafios para a construção dessas propostas foram diversos, mas nós os aceitamos e conseguimos obter êxito. As propostas foram coesas e agregam grupos de pesquisadores nos diversos centros da UFMA, mostrando uma Universidade viva e comprometida na missão de fazer ensino, extensão, pesquisa e inovação”, declarou.

O resultado contemplou oito dos nove câmpus da Universidade, consolidando a presença da pesquisa acadêmica da UFMA em diferentes regiões do Maranhão.

Pesquisa contra o Aedes aegypti em Codó

Um dos contemplados está no Centro de Ciências de Codó, é o projeto “Produção de Biolarvicida de Isolados de Bacillus Thuringiensis do Maranhão a Avaliação da Efetividade com Larvas de Aedes Aegypti”, coordenado pela professora Joelma Soares da Silva. O estudo busca desenvolver tecnologias inovadoras para o controle do mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya, utilizando linhagens de Bacillus thuringiensis encapsuladas em biopolímero de amido. Os testes avaliarão a eficácia do produto e seus impactos ambientais.

Joelma destaca a relevância da seleção para a ciência feita no interior: “a aprovação de projeto do interior do estado é sempre muito importante do ponto de vista de desenvolvimento da ciência em toda a região do Maranhão. Essa aprovação possibilita à gente ampliar os estudos que a gente já vem fazendo sobre a produção de biolarvicidas para controle de vetores.  [...] com a aprovação, a gente pode estreitar mais as colaborações para não ficar, de certa forma, com o trabalho parado”.

Ela também reforça o impacto do financiamento: “com as aprovações a gente consegue, de certa forma, continuar a pesquisa dando possibilidade para o desenvolvimento das universidades no interior e também para a formação de recursos humanos no interior do estado. Isso é extremamente importante para que a ciência não seja restrita somente a uma parte do Estado do Maranhão, mas que ela possa se expandir também no interior. [...] Isso vai fortalecer as parcerias que a gente já tem, considerando toda a dificuldade estrutural”.

Sustentabilidade em Balsas

Outro projeto selecionado é do Centro de Ciências de Balsas. Coordenado pelo professor Diego Lima Medeiros, a proposta intitulada “Rede de Avaliação do Ciclo de Vida do Maranhão (Rede Acvma) para o Ensino, Tecnologia e Gestão Ambiental” tem o objetivo de estruturar uma rede de trabalho com diferentes atores da sociedade para conduzir trabalhos na área de desempenho ambiental com a técnica de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

Segundo o professor, serão ofertados cursos de capacitação para formar grupos de trabalho para aplicar a ACV em empresas, governo e sociedade civil. A proposta apoia o atendimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 da Organização das Nações Unidas (ONU), referente ao Consumo e Produção Responsáveis. Adicionalmente, a proposta contribui para a Área de Resultado 3 — Meio Ambiente Valorizado e Resiliente — do Plano Maranhão 2050. 

"Primeiramente, fiquei feliz devido a ser a primeira vez que tive uma proposta classificada em agência de fomento no Maranhão. Ademais, é uma excelente oportunidade para difundir a área de conhecimento em que tenho atuado", declara Diego sobre ter a proposta selecionada no edital.

Os resultados esperados dessa proposta são: formação de recursos humanos qualificados para atuarem em projetos de ACV e áreas correlatas; implementação de planos de ações relacionados à ACV em organizações públicas e privadas pelos participantes da qualificação e aumento na competitividade das organizações para alcançar investimentos, incentivos, certificações e entrada em mercados de baixo carbono.

Os impactos potenciais dessa proposta são: geração de informação ambiental qualificada para apoiar o planejamento estratégico e tomada de decisão de organizações públicas e privadas; redução dos impactos ambientais de cadeias de produção e consumo de produtos e serviços e apoio para alcançar as metas ambientais de organizações, estado e país.

Com base nos resultados esperados e os impactos potenciais, o professor aposta que "a pesquisa apoia o desenvolvimento sustentável no Estado do Maranhão".

Plano Maranhão 2050: ciência voltada para o futuro

O edital Plano Maranhão 2050: Soluções Inovadoras foi lançado em dezembro de 2024 pela FAPEMA, em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan). A iniciativa busca fomentar projetos que promovam desenvolvimento sustentável, ciência, tecnologia e inovação, alinhados às metas estratégicas de longo prazo do Governo do Maranhão.

Um dos diferenciais do edital foi a destinação de 20% dos recursos para instituições do interior do estado, fortalecendo a descentralização da produção científica.

A pró-reitora Flávia Nascimento reforça a importância da iniciativa: “O que todos queremos é um Maranhão mais desenvolvido, e a FAPEMA tem contribuído muito para a formação de pessoas qualificadas e inovadoras. Quanto mais ciência, maior será nosso desenvolvimento. Iniciativas como essa são louváveis! Parabenizo a todos os contemplados”.

Confira a lista completa dos selecionados, clicando aqui

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: