Notícias
UFMA segue capacitando pesquisadores em divulgação científica com quarta turma do Curso de Media Training
Prosseguindo com as atividades do Curso de Media Training promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Superintendência de Comunicação (SCOM), e em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a quarta turma participa do treinamento durante toda esta semana com aulas teóricas e práticas voltadas ao aprimoramento da comunicação científica e pública em diferentes formatos.
Nos primeiros dias, os participantes conheceram conceitos fundamentais sobre comunicação institucional, relacionamento com a imprensa e estratégias de divulgação científica por meio das plataformas digitais. Nessa terça-feira, 15, a temática abordada foi o uso das redes sociais como ferramentas para promover a ciência e aproximar o conhecimento acadêmico da sociedade.
O professor responsável pelo módulo, Rômulo Gomes, explica que a divulgação científica tem por objetivo tornar a ciência acessível ao público geral, e as ferramentas digitais devem ser utilizadas de forma adequada à linguagem e ao formato do conteúdo que pretende abordar. “Quando falamos de divulgação científica, estamos tratando de uma comunicação voltada para pessoas que não são especialistas na área, o público em geral, e é muito importante que esse público tenha acesso ao conhecimento científico. Hoje, especificamente, estamos debatendo como realizar essa divulgação nas redes sociais. Cada espaço de comunicação precisa de um tipo de adaptação, tanto em termos de linguagem quanto de formato. Aqui, estamos refletindo estrategicamente sobre como produzir conteúdos que realmente alcancem as pessoas, despertem seu interesse e as levem a querer se informar sobre ciência, tecnologia e inovação por meio da internet”, salienta.
Durante a aula, a turma pôde entender a diferença entre disseminação científica, quando a pesquisa é explanada à comunidade acadêmica, e divulgação científica, quando a pesquisa é difundida à sociedade de forma acessível e clara.
Também foram apresentados alguns conceitos de marketing digital e estratégias de comunicação nas redes sociais. Como prática, os alunos do curso produziram um roteiro e gravaram um vídeo sobre suas pesquisas, ou áreas de atuação, para o formato das redes sociais.
Impressões da quarta turma
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) e professora do Colégio de Aplicação da UFMA (Colun), Odla Albuquerque, destaca que o curso está despertando a importância de tornar públicas e de forma acessível as pesquisas realizadas no ambiente acadêmico.
“A primeira coisa que o curso nos fez entender é que, quando tratamos de pesquisa, estamos falando, sim, de um produto ou de um serviço para a sociedade. [No curso] tiramos um pouco essa concepção de que a gente não consegue falar disso de forma comunicacional, adequada ou até com um tom mais de publicidade. Porque, na verdade, a publicidade é o publicizar, tornar público. É importante que possamos falar aquilo que está sendo feito aqui dentro da Universidade, pois o impacto e a devolutiva são para a sociedade”, expressa.
Para a aluna de graduação em Processos Químicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Alexandra Vitória, o media training tem proporcionado uma experiência significativa para sua formação acadêmica. “Estou tendo uma experiência maravilhosa. Hoje é o segundo dia, e nós já estamos com uma perspectiva muito ampla sobre não só como a química pode ser integrada no contexto educacional, mas também no mercado”.
As aulas da quarta turma continuam até sexta-feira, 18, com temas sobre comunicação na mídia televisa, podcast e vídeocast e práticas de comunicação científica para áudio e vídeo.
Media Training
O curso faz parte de uma ampla colaboração entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), firmada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica que tem por objetivo fortalecer as ações de divulgação científica no estado.
Os módulos são ministrados por professores e profissionais da comunicação da UFMA e visam capacitar os pesquisadores para lidar com entrevistas, redes sociais, podcasts e outros formatos midiáticos.
O Curso de Media Training é gratuito, com previsão de dez turmas ao longo do projeto, em 2025. A iniciativa soma-se a outras frentes do projeto de divulgação científica coordenado pela UFMA, que também inclui programas radiofônicos e produção de conteúdos informativos multiplataforma.
Os interessados em participar das próximas edições devem acompanhar as divulgações nos sites e redes sociais da Universidade Federal do Maranhão e da Fapema.
Por: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante