UFMA sedia VII Congresso Internacional Sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento e a X Conferência Linguística e Cognição

publicado: 26/09/2023 10h57, última modificação: 26/09/2023 17h50
A programação dos eventos se estende até dia 29 de setembro, no Centro de Ciências Humanas

Teve início, ontem, 25, o VII Congresso Internacional Sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento e a X Conferência Linguística e Cognição, com a conferência “METAPHOR: ITS FORMS AND FUNCTIONS IN DISCOURSE “, ministrada pela professora doutora Veronika Koller, da Lancaster University - Reino Unido.

Os eventos, que geralmente ocorrem em anos alternados, foram reunidos este ano ainda em decorrência do período pandêmico. Durante os próximos dias de evento, acadêmicos de diversas instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras, bem como professores da educação básica e alunos da graduação e pós-graduação, deverão discutir acerca do tema “Metáfora, Linguística, Cognição e Sociedade”, em palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações. A programação conta ainda com apresentações culturais e lançamento de livros.

“O reitor aplaude os pesquisadores que se disponibilizaram a vir até aqui, demonstrando o empenho necessário à produção de conhecimento. Aplaude os pesquisadores da UFMA sobre cognição e metáfora, e, em especial, o empenho da professora doutora Mônica Fontenele Carneiro, que buscou várias vezes apoio desta reitoria.”, disse a professora Sônia Mugschl, que, na solenidade, representou o reitor Natalino Salgado Filho, em seu discurso de boas-vindas.

Vinda do Rio Grande do Sul, Maity Siqueira, que veio com seus alunos de mestrado e doutorado, demonstrou empolgação com a programação, com os palestrantes e com a capital maranhense. “Este é um evento em que eu encontro a minha turma e num lugar maravilhoso. Estou achando a companhia maravilhosa, a programação, os meus colegas, os professores convidados. Eu vim com todos os meus alunos mestrandos e doutorandos até aqui, então é o melhor dos mundos. Minha Disney!”

Abertura do VII Congresso Internacional Sobre a Metáfora na Linguagem

As estudantes Iasmim Azulay e Lina Victória, que estão iniciando suas vidas acadêmicas no curso de Letras, aproveitam os eventos para conhecer novas possibilidades de pesquisa no curso. “Estou vindo para conhecer mesmo”, declarou Iasmim. “Eu vim para adquirir conhecimento e ter a experiência”, expressou Lina.

O VII Congresso Internacional Sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento e a X Conferência Linguística e Cognição é uma realização do curso de Letras da UFMA com apoio do programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Programa de Pós-Graduação em Letras — Bacabal (PGLB) e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR), o evento busca divulgar e consolidar a linguística, a metáfora e a cognição como campos de pesquisa, além de estimular o debate teórico e promover o intercâmbio entre pesquisadores dessas áreas.

A pesquisa em linguística cognitiva ainda é muito nova, os estudos começaram em 1980, então ainda tem muito a ser explorada. “Neste momento, temos reunidos aqui pesquisadores de vários estados brasileiros, principalmente do sul, onde a pesquisa é mais forte. De repente, podemos dar um largada nos trabalhos nesta área, mostrando aos alunos que existe essa vertente a ser explorada.”, pontuou Mônica Fontenele Carneiro, coordenadora da geral do VII Congresso Internacional Sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento e da X Conferência Linguística e Cognição.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade