Notícias

UFMA sedia pela primeira vez a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e apresenta produção científica da Universidade

publicado: 28/10/2025 17h00, última modificação: 29/10/2025 08h58
UFMA sedia pela primeira vez a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e apresenta produção científica da Universidade

A 22ª edição da SNCT foi realizada entre os dias 21 e 24 de outubro, no Centro de Convenções da Universidade, em São Luís. Foto: Ingrid Trindade/Dcom

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sediou, pela primeira vez, a 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre os dias 21 e 24 de outubro, no Centro de Convenções da Universidade, em São Luís, consolidando-se como um dos principais polos de difusão científica e tecnológica do estado.

Com um estande dedicado à exposição de projetos e pesquisas, a UFMA apresentou diversos projetos de pesquisa e extensão, abrangendo áreas como saúde, meio ambiente, inovação e energia sustentável. Durante os quatro dias de evento, o espaço recebeu grande fluxo de visitantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral.

Segundo a diretora de Pós-Graduação da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), Rosângela Fernandes, a realização da SNCT na Universidade marca um momento importante para a instituição. “Este ano, pela primeira vez, a UFMA está sediando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Isso já é um ponto importante para nós como instituição. Tivemos um saldo muito positivo. O público demonstrou interesse não só nas informações apresentadas pelos diversos laboratórios, mas também em conhecer mais sobre a Universidade”, destacou a diretora.

Flávia Nascimento, entrega jaleco simbólico para participante do projeto “Meninas na Ciência”, durante lançamento do projeto na 22ª SNCT . Foto: Sarah Dantas/Dcom

Um dos destaques da programação do estande da UFMA foi o lançamento do projeto “Meninas na Ciência”, que incentiva o protagonismo feminino nas áreas de exatas e tecnológicas, estimulando o ingresso de jovens mulheres na pesquisa científica.

“Será uma oportunidade única para que elas conheçam o que se faz na Universidade e para que elas se enxerguem como futuras cientistas, engenheiras, físicas, matemáticas e químicas. Essa foi a ideia desse lançamento simbólico. Hoje, elas receberam um jaleco, que é o simbolismo de um laboratório. Estamos muito felizes de estar aqui neste momento com elas”, salientou a pró-reitora da AGEUFMA e coordenadora do projeto, Flávia Nascimento.

No último dia, as estudantes Beatriz Xavier e Ingrid de Oliveira, que apresentaram resultados de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Ictiologia e Recursos Pesqueiros (LabirPesq), comentaram a importância e satisfação de apresentar resultados de pesquisas científicas à comunidade.

“Para mim é muito satisfatório. Nós, do curso de Oceanografia, pequenos cientistas começando na área, a gente se sente privilegiado em poder mostrar o resultado das nossas pesquisas para a comunidade, mostrar os impactos que essas contaminações e a poluição está causando no ambiente que, em um momento, acho que já está acontecendo, vai voltar para nós. Então, é muito bom também para mostrar para as crianças, principalmente, o curso para eles, poder mostrar o que se faz em um laboratório, e, principalmente, no laboratório, no LabirPesq”, compartilhou Ingrid de Oliveira.

Railda da Silva Gomes e Alana Moura apresentam a Bioenerg_ER na 22ª SNCT. Foto: Ingrid Trindade/Dcom

Outro projeto que demonstrou seu potencial foi a startup Bioenerg_ER. A iniciativa, conduzida pelas pesquisadoras da UFMA Alana Moura e Railda da Silva Gomes, mostra de forma prática como a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento sustentável, a partir do reaproveitamento de resíduos de pequenas propriedades rurais para geração de energia.

“Está sendo muito legal, a gente está conseguindo atingir um público diverso, desde crianças até pessoas já formadas que não conheciam esse tipo de tecnologia. Mostramos que, dentro da Universidade, conseguimos transformar resíduos e lançá-los ao meio ambiente de forma adequada”, explicou Alana Moura.

Para Railda Gomes, “participar desse evento, tem sido bastante gratificante para mostrar nossa ideia, nossa tecnologia para um público mais diverso. No caso, desde os adolescentes do ensino médio, até pesquisadores e outros públicos que têm visitado nosso estande. Trazer conhecimento, trazer ciência e mostrar o que nós podemos e mostrar o nosso diferencial tem feito com que a gente consiga despertar a curiosidade da população para essa tecnologia que tanto auxilia a questão do meio ambiente quanto melhora as condições de renda dos pequenos produtores no Maranhão”.

 

UFMA na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com uma programação voltada à divulgação científica e à aproximação entre Universidade e sociedade, a UFMA reforçou, durante a 22ª SNCT, o compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a formação de novos talentos para a ciência maranhense e brasileira.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Dcom

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: