Notícias

UFMA sedia o VIII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil (CILIJ)

publicado: 13/11/2025 15h41, última modificação: 13/11/2025 16h34
UFMA sedia o VIII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil (CILIJ)

De 19 a 21 de novembro, o Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), receberá o VIII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil (CILIJ). Abordando a temática “Mediação Literária e Formação de Leitores”, o evento reunirá pesquisadores, docentes, discentes, escritores e mediadores de leitura do Brasil e do exterior para discutir o papel da literatura na formação de leitores críticos e sensíveis.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa PROLELI, vinculado à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)/Presidente Prudente, em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura (GEPPLEM), vinculado ao Curso de Biblioteconomia da UFMA, o congresso se destaca como um dos mais importantes espaços de diálogo sobre literatura infantil e juvenil em nível nacional. A proposta é ampliar o debate sobre a valorização da leitura como direito social e instrumento de emancipação humana e coletiva.

A programação incluirá conferências, mesas temáticas, rodas de conversa, comunicações orais, apresentações culturais e lançamentos de livros, com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais. Na abertura, uma apresentação cultural da Companhia Barrica antecederá a conferência do professor e poeta chileno Felipe Munita, com o tema “Dez versos na minha janela: mediações de leitura e escrita poéticas”. Durante a tarde, mesas temáticas abordarão os espaços de mediação literária e o enfrentamento de temas polêmicos na literatura.

O dia 20 seguirá com as comunicações orais e a roda de conversa “Literatura Infantil e Juvenil Maranhense: entre vozes, letras e melodias”, que reunirá autores e pesquisadores, como Dino Cavalcante, Luanda Campos, Wilson Marques e José Viégas, com mediação da professora Leoneide Martins, da UFMA.

Encerrando o congresso, no dia 21, a mesa “Literatura e relações étnico-raciais” trará uma discussão sobre educação antirracista, seguida de debates sobre práticas que formam leitores e da conferência de encerramento “À Boca do Berço”. A programação terminará com a entrega do Prêmio PROLELI e a apresentação do Tambor de Crioula dos Onça, que celebra a integração entre cultura, literatura e comunidade.

A professora Leoneide Martins destacou que a oitava edição do CILIJ traz grandes expectativas quanto à ampliação de parcerias e ao fortalecimento de suas ações. “A nossa expectativa é que a oitava edição do CILIJ ocorra com a criatividade e o dinamismo que caracterizam as áreas de mediação de leitura literária e formação de leitores, reunindo um número significativo de público para vivenciarem e compartilharem saberes, experiências, encontros e reencontros durante três dias, no chão da Universidade Federal do Maranhão, na integração entre profissionais e discentes de diferentes áreas de conhecimento, com a perspectiva de que juntos podemos construir uma sociedade de leitores críticos”, pontuou.

As inscrições como ouvinte estão abertas até 18 de novembro e podem ser feitas pelo site. O evento também pode ser acompanhado pela rede social do PROLELI, que divulgará as atualizações ao longo das atividades.

Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: