Notícias
UFMA sedia o V Encontro de Primavera da SBF e coloca o Maranhão no mapa da física de altas energias
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sedia o V Encontro de Primavera da Sociedade Brasileira de Física (SBF). O evento, que teve início na terça-feira, 30, reúne professores, estudantes e pesquisadores de física nuclear e física de partículas de campos, com convidados brasileiros e representantes de países da Europa e da América.
Esta é a segunda vez que o evento ocorre na região Nordeste e, pela primeira vez, no Maranhão. Para o coordenador geral do evento, professor Manoel Messias, o momento é histórico por reunir pesquisadores de diversas regiões. “Esse é o principal evento das comunidades de física nuclear e física de partículas de campos, e é a primeira vez que acontece no Maranhão. É importante porque estamos trazendo para o nosso eixo um evento que antes ocorria somente no eixo sul-sudeste”, destacou.
A internacionalização da física é um dos pilares do encontro, que busca, além do compartilhamento de experiências, inserir pesquisadores brasileiros nas discussões globais da área.
Compartilhamento de experiências e networking
O doutorando em física Lucas Evangelista, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), é um dos participantes do congresso. Ele vê no evento uma oportunidade de descentralização da produção científica e de integração entre os grupos de pesquisas de diferentes regiões. “Existem diversos grupos trabalhando coisas semelhantes, mas desconectados, e o evento serve como essa conexão geral que permite que a gente converse, troque ideias e ajude em trabalhos e colaborações”, conta.
O professor Eduardo da Hora, pesquisador da UFMA e participante assíduo do evento desde 2006, celebra a chegada do encontro à capital maranhense como uma oportunidade de construir networking entre os pesquisadores da área. “Até então, o evento ficava restrito ao eixo Rio-São Paulo. Pela primeira vez ele ocorre aqui em São Luís, o que é uma oportunidade de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos daqui. Um evento como esse é quando eles têm oportunidade de expor seus resultados e detalhá-los para as agências especializadas”, ressalta.
O V Encontro de Primavera da SBF segue até sexta-feira, 3 de outubro, no Centro Pedagógico Paulo Freire, no câmpus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. Ao sediar o evento, a UFMA reafirma seu papel como polo de articulação científica e intercâmbio de ideias, fortalecendo a colaboração entre pesquisadores de física do Brasil e do exterior.
Por: Agaminon Sales
Fotos: Agaminon Sales
Revisão: Jáder Cavalcante