Notícias
UFMA sedia o lançamento do Projeto “Empoderando Raízes”
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, dia 25 de julho, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus Codó, foi cenário para o lançamento do Projeto “Empoderando Raízes”. A iniciativa foi promovida pela Associação Quilombos do Nordeste (Aquine), em parceria com a Fundação Banco do Brasil. A ação está presente em dez cidades maranhenses e ainda nos estados: Bahia, Piauí e Pernambuco, priorizando mulheres negras de comunidades tradicionais.
A data escolhida para o lançamento evidencia a voz da mulher negra, que é o público mais injustiçado, invisibilizado e desrespeitado nos diferentes espaços sociais. Seguindo essa perspectiva, o evento foi marcado pela presença feminina: lideranças quilombolas, coletivos de mulheres, artistas, especialistas da área, entre outras.

Com uma ampla programação, o momento contou com diversas oficinas: técnicas de tranças e trançados nagô e sua história com ancestralidade africana; técnicas de higienização e de cuidados om cabelos cacheados, crespos e trançados com avaliação de tricoscopia do couro cabeludo da população afrodescendente; autocuidado, autoestima e automaquiagem; dança reggae; transformando fibras naturais em arte: como transformar fibras de buriti em artesanatos e biojoias; além de palestras e apresentações culturais que evidenciaram a tradição maranhense.
O reggae no Maranhão é bem mais que uma dança: representa a história e transmite paz. A instrutora de reggae Negra Jane conduziu a oficina dedicada a esse ritmo marcante. “É gratificante ser convidada para participar, para dar oficina aqui no projeto Empoderando Raízes, fazendo uma oficina de dança para aquelas maravilhosas, que são as Madames do Reggae. Para mim é uma felicidade estar aqui, neste projeto maravilhoso, que empodera mulheres de quilombos, principalmente aqui de Codó", compartilhou.

O Projeto Empoderando Raízes incentiva a valorização da herança afro-brasileira, despertando o empoderamento feminino e promovendo formação, tradição e transformação de realidades. A estreia no Câmpus de Codó ressalta o compromisso da UFMA em ser um espaço para além do eixo acadêmico, sendo também um cenário de acolhimento social, reconhecimento da tradição maranhense e valorização ancestral.
Por: Aline Vitória
Produção: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante