Notícias

UFMA sedia Encontro Nacional dos Estudantes de Turismo com foco na inovação e sustentabilidade

publicado: 28/05/2025 10h10, última modificação: 28/05/2025 16h18
UFMA sedia Encontro Nacional dos Estudantes de Turismo com foco na inovação e sustentabilidade

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sediará, de 22 a 24 de outubro de 2025, o Encontro Nacional dos Estudantes de Turismo (Enatur), um dos mais relevantes eventos acadêmicos do país na área. Promovido pelo curso de Turismo da UFMA, o encontro ocorrerá no Complexo Fábrica Santa Amélia, reunindo estudantes, professores e profissionais para uma intensa programação de debates, oficinas e vivências sobre o turismo de experiência.

Trazendo a temática “Turismo e Experiência: Conexões que Transformam”, o Enatur tem por principal objetivo criar um ambiente de troca de conhecimentos, networking e vivências imersivas sobre novas tendências no setor. Além disso, a ocasião propõe a ampliação das discussões sobre o papel das experiências turísticas no desenvolvimento sustentável e na inovação do setor, estimulando o empreendedorismo e destacando modelos de negócios sustentáveis, que também valorizem a diversidade e a cultura. 

“A experiência da construção do Enatur é de grande valor acadêmico e profissional para todos nós. Somos cerca de trinta alunos, do primeiro ao último período do curso de turismo, fazendo o máximo para tudo acontecer da melhor forma em outubro. Com o apoio dos nossos professores, nos sentimos confiantes para colocar em prática o que aprendemos em sala de aula”, destaca Ruth Ferreira, discente do oitavo período, uma das organizadoras do encontro.

Para o professor do curso Davi Andrade, é satisfatório estar no apoio da organização de um evento protagonizado pelos discentes. “Eu, como professor, considero que vai ser muito importante realizarmos esse evento na UFMA. Os estudantes apresentaram a proposta e, desde essa etapa, eles me procuraram para pedir orientações sobre o projeto, para pedir algumas sugestões. Eu considero que também é importante porque retoma essa movimentação dos estudantes de realizar eventos, para se discutirem as pautas da Universidade, especialmente, na universidade pública brasileira. Então, acredito que vai ser um sucesso”, explica Davi.

A programação será diversificada e dinâmica. Nos dois primeiros dias, o público poderá participar de workshops, oficinas, apresentações de trabalhos e rodas de conversa. Já o terceiro dia será dedicado a palestras e visitas técnicas, possibilitando aos participantes vivenciar, na prática, as temáticas discutidas ao longo do encontro. 

A ocasião é uma oportunidade para os discentes de graduação e pós-graduação em Turismo e Hotelaria, professores, pesquisadores e profissionais do setor de todo o Brasil para fortalecer o diálogo entre a academia e o mercado, promovendo a troca de experiências e o fomento de parcerias institucionais.

Enatur e a promoção de São Luís como destino turístico

Para além do impacto acadêmico, o Enatur 2025 também desempenha um papel estratégico na promoção de São Luís como destino turístico de relevância nacional. A capital maranhense, reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, tem um rico acervo arquitetônico colonial e manifestações culturais singulares, como o Bumba Meu Boi e o Tambor de Crioula. Os organizadores reforçam o potencial turístico do Maranhão, como uma oportunidade de ampliar parcerias para o estado.

“Colocar São Luís no centro das discussões sobre o Turismo foi um dos principais motivos para captarmos o encontro para ser realizado pela primeira vez na Região Nordeste. Nossas redes sociais estão voltadas para trazer os congressistas de fora do Maranhão também para conhecer os nossos atrativos turísticos”, destaca Ruth. 

As inscrições para o Enatur e o início para submissão de trabalhos ainda serão divulgadas. Poderão ser realizadas por meio da  plataforma Even3. Para mais informações e atualizações sobre a programação, acompanhe o canal oficial do evento, clicando aqui.

 

Por: Giovanna Carvalho 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: