Notícias
UFMA sedia a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com foco nas mudanças climáticas
22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na UFMA. Foto: Agaminon Sales
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebe a 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. O evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ocorre simultaneamente em todo o Brasil e reúne empresas, startups, instituições de ensino e órgãos públicos e privados com o objetivo de apresentar projetos e pesquisas voltados às questões climáticas.
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, destacou a importância da SNCT como espaço de divulgação científica e valorizou o papel da Universidade na produção de pesquisas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas no Maranhão.
“É uma semana muito produtiva para compartilhar o conhecimento gerado nas instituições, especialmente, nas universidades e nos institutos de educação do estado. Serão apresentados diversos projetos voltados à preservação da água e ao combate às mudanças climáticas”, afirmou.
A pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), Flávia Nascimento, destacou o papel social da Universidade como formadora de profissionais especialistas em diversas áreas das ciências.
“Grande parte das pessoas que hoje estão servindo à sociedade nos diversos segmentos da ciência vieram da nossa Universidade, e hoje a UFMA mostra aqui hoje o seu papel social, de formação de recursos humanos qualificados e de educação pública de qualidade”, pontuou.
Estudantes de Ciências da Computação da UFMA apresentam projetos de pesquisa aos visitantes. Foto: Agaminon Sales
Valorização e incentivo à ciência
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Maurício Melo, o evento representa a valorização da ciência desenvolvida no Maranhão. “A UFMA tem uma representatividade muito grande. Estamos cercados de pesquisadores, cientistas, e este ano tivemos recorde com mais de mil trabalhos submetidos e mais de quinhentos aprovados. Isso representa o avanço da nossa ciência, da nossa tecnologia e da nossa inovação no estado”, enfatizou.
Na ocasião, Nordman Wall, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), enfatizou a diversidade das atividades e o impacto das pesquisas.
“Durante a semana, vão ocorrer mais de 400 atividades, em que o público vai poder conhecer um pouco de tudo o que o Maranhão produz em ciência. Inclusive estudos voltados à maré, com aplicabilidade futura em prol da ciência, tecnologia e inovação”, disse, citando pesquisas desenvolvidas pela UFMA.
Sobre o evento
A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece de 21 a 26 de outubro, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), câmpus de São Luís. Com expectativa de receber cerca de 4 mil visitantes, o evento tem como propósito estimular o engajamento da sociedade em temas essenciais como a preservação da água e o enfrentamento das mudanças climáticas.
Nesta edição, a UFMA apresenta seu portfólio de pesquisas voltadas às questões ambientais e reafirma seu compromisso com o fortalecimento da produção científica no Maranhão.
Por: Agaminon Sales
Fotos: Agaminon Sales
Revisão: Jáder Cavalcante