UFMA se reúne com ACIB para discutir ações na área de comunicação

publicado: 08/02/2021 11h04, última modificação: 08/02/2021 15h28
Reunião ACIB 2.jpg

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Vice-reitoria e da Superintendência de Comunicação, esteve reunida com a secretária executiva da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, Leila Andrea, e a assessora de comunicação da ACIB, Camila Lima, com o objetivo de estreitar os laços com a instituição, tendo em vista estabelecer uma parceria no sentido de que a comunidade acadêmica tome conhecimento sobre as ações desenvolvidas pela ACIB na região do Itaqui-Bacanga.

Atualmente, os pesquisadores da UFMA têm realizado diversas pesquisas e atividades extensionistas na região, e isso tem motivado representantes da ACIB a estar cada vez mais próximo da Universidade, bem como utilizar dos recursos midiáticos que a Universidade possui para disseminar a informação no que se refere às ações realizadas pela associação e que beneficia não apenas a comunidade do Itaqui-Bacanga, mas também a UFMA, que está inserida nessa região.

A secretária executiva, Leila Andrea, destacou a importância da parceria com a UFMA. “É exatamente por ser uma instituição de ensino federal, que tem como um de seus objetivos manter a comunicação com a comunidade do entorno, por meio do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. A ACIB quer ser uma das portas para que a UFMA esteja cada vez mais inserida nas comunidades e, além disso, que nós, da ACIB, possamos ter mais proximidade com o ambiente acadêmico", afirmou.

A reunião contou com a participação do vice-reitor e diretor de comunicação, Marcos Fábio; do superintendente de comunicação e eventos, Fernando Oliveira; e com o diretor da Rádio Universidade, Euclides Moreira.

Durante a conversa, Leila falou um pouco das ações e atividades que a ACIB tem realizado e lembrou ainda de projetos que a UFMA tem realizado na área, destacando o mais recente, que foi desenvolvido neste momento de pandemia, que foi o Máscaras pela Vida, beneficiando muitas mulheres da região e gerando emprego e renda com a confecção de máscaras. Essa ação foi organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

O vice-reitor e diretor de comunicação da UFMA, professor Marcos Fábio, frisou que essa reunião tem uma função muito importante de aproximar, com base nas ações de comunicação, a UFMA da comunidade do seu entorno. “Pretendemos unir forças para, ao mesmo tempo, divulgar as ações que a Universidade realiza nos bairros adjacentes ao câmpus Dom Delgado e as iniciativas que a ACIB toma em prol da sua comunidade", enfatizou.

UFMA se reúne com ACIB para discutir ações na área de comunicação

Por: Sansão Hortegal