Notícias
UFMA se destaca com notas elevadas no Guia da Faculdade: excelência acadêmica impulsiona empregabilidade e escolha dos cursos
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem consolidado seu prestígio acadêmico ao conquistar, mais uma vez, altas avaliações no Guia da Faculdade, uma parceria entre o Estadão e a Quero Educação, que avalia a qualidade dos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o Brasil. Das graduações oferecidas pela UFMA, 103 cursos foram contemplados com notas 3, 4 e 5, sendo 93 presenciais. Esse reconhecimento reflete o comprometimento institucional em proporcionar um ensino de qualidade, impactando diretamente na decisão dos futuros alunos e na aceitação dos graduandos no mercado de trabalho.
As notas do Guia, que variam de 1 a 5 estrelas, são baseadas em três critérios principais: infraestrutura, qualificação do corpo docente e metodologia de ensino, assegurando uma análise abrangente da qualidade das graduações. Esse tipo de avaliação, cada vez mais valorizado por estudantes e empregadores, se tornou uma referência para aqueles que buscam a melhor formação. Para o Pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio, o resultado deste ano é um indicativo de que a Universidade está no caminho certo. “O trabalho que vem sendo feito pela UFMA, sem dúvida, tem gerado resultado. Todo o apoio pela gestão superior, a condução dos cursos feita pelos seus coordenadores, pelo corpo de professores e técnicos, e também pelos alunos tem levado que possamos obter essa excelência, esses resultados tão expressivos”, afirma.
No Maranhão, a UFMA se destacou ainda mais por ter os três únicos cursos no estado que receberam a nota máxima: Serviço Social, Letras Inglês e Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. Esses cursos têm não só refletido a alta qualidade acadêmica, como também atraído estudantes comprometidos com áreas do conhecimento voltadas à análise crítica e à atuação social. Para a coordenadora do curso de Serviço Social, Adriana Froes, o reconhecimento reafirma o compromisso da equipe em oferecer uma formação diferenciada. “Essa nota representa todo um esforço coletivo com a qualidade do ensino em Serviço Social. Para os futuros profissionais, fica a compreensão de que, no que concerne às competências, atribuições designadas ao Assistente Social, e todo o arsenal teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político de nossa profissão, foi por eles apreendido, e, com essa gama de conhecimentos, isso fará muita diferença no mercado de trabalho”, destaca Froes.
A experiência dos estudantes premiados também evidencia o impacto positivo das notas na formação e nas perspectivas profissionais. Nanashara Santos, aluna do curso de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, celebra a conquista da nota máxima pelo segundo ano consecutivo, reconhecendo o comprometimento de todos os envolvidos no curso. Para ela, essa avaliação reflete a importância de uma formação voltada para a valorização de saberes históricos e culturais. “Essa nota amplifica a seriedade do curso e sua proposta em decolonizar saberes e potencializar os seus alunos. Um curso pioneiro que resgata a história do povo negro e sua Diáspora, sem ser refém da visão colonizadora e eurocentrada”, relata.
Além dos cursos com nota máxima, outros programas de graduação da UFMA também se destacaram com nota 4, como o curso de Licenciatura em Ciências Humanas, com habilitação em Geografia, do Câmpus Grajaú. O coordenador do curso, Luciano Penha, ressalta o valor da conquista para a comunidade acadêmica e a importância de uma formação atualizada e inclusiva. “A nota significa para toda a comunidade. Uma grande demonstração de que estamos trabalhando no rumo certo para melhor ofertamos um curso que prepare os discentes para promoverem uma relação ensino-aprendizagem mais atualizada possível”, afirma Penha. Ele destaca ainda os esforços do curso em atualizar o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), um trabalho essencial para alinhar o conteúdo às demandas contemporâneas, mesmo diante de desafios como a infraestrutura. “Por mais que tenhamos desafios de infraestrutura, demos conta de pelo menos o mínimo. Portanto fazemos (docentes, discentes, técnicos, administração superior), sempre o nosso melhor”, completa Penha, com expectativas de alcançar a nota 5 na próxima avaliação.
Para muitos estudantes, as avaliações do Guia da Faculdade funcionam como um norte, seja para definir o curso ou para alimentar expectativas em relação à carreira. As notas elevadas reforçam o prestígio da UFMA no Maranhão e impactam positivamente a escolha dos futuros calouros, que buscam cursos bem-avaliados e alinhados às exigências do mercado. O Pró-reitor de Ensino Romildo Sampaio observa que esses resultados reforçam o protagonismo da UFMA no cenário acadêmico do Norte e Nordeste do Brasil, além de consolidar sua posição como a melhor Universidade do estado. “Os resultados mostram que a UFMA, a cada ano, renova o seu protagonismo, e de longe é a melhor Universidade do Estado do Maranhão. Temos, inclusive, os três únicos cursos do estado com cinco estrelas”, acrescenta.
A importância dessas avaliações vai além do reconhecimento. Elas atestam o esforço da instituição em promover uma educação pública de qualidade, preparando profissionais que atendam às demandas sociais e econômicas da região e do país. A UFMA, ao buscar constantemente a excelência em seus cursos, proporciona um ambiente em que estudantes e professores compartilham do compromisso com a formação de qualidade, fator decisivo para a entrada dos egressos no mercado de trabalho e para a geração de impactos positivos na sociedade.
Com os resultados do Guia da Faculdade, a UFMA reafirma seu compromisso com a educação transformadora, não apenas para atrair novos estudantes, mas para formar cidadãos preparados e qualificados. A cada ano, a Universidade reforça seu papel na construção de uma educação pública de qualidade, promovendo conhecimento e inovação, e oferecendo um ensino de excelência que ecoa na trajetória profissional de seus egressos.
Por: Geovanna Selma
Produção: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante