Notícias

UFMA se consagra no Prêmio Fapema 2024 com 17 pesquisadores premiados

publicado: 24/01/2025 14h31, última modificação: 24/01/2025 14h47
UFMA se consagra no Prêmio Fapema 2024 com 17 pesquisadores premiados

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) reafirmou sua posição de destaque na ciência maranhense ao conquistar 17 premiações na 19ª edição do Prêmio Fapema 2024, evento que celebra os avanços científicos, tecnológicos e inovadores no estado. Com o tema "Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade para o Maranhão", o prêmio reconheceu profissionais e estudantes cujas contribuições têm impacto direto no progresso da ciência e da sociedade.

A solenidade contou com a presença do reitor da UFMA, Fernando Carvalho, com o presidente da Fapema, Nordman Wall, com o governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão e com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos.

A UFMA destacou-se como uma das principais instituições vencedoras, com pesquisadores premiados em diversas categorias, como Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado. Além disso, cinco dos seis premiados na categoria Pesquisador Sênior são docentes da instituição, o que evidencia a excelência acadêmica e científica da Universidade.

Confira aqui a lista completa de premiados da UFMA e suas categorias.

“A premiação mostra como a Universidade vem contribuindo com a sociedade maranhense, mostrando os resultados das pesquisas que são desenvolvidas na nossa instituição. E eu tenho certeza que o ano que vem nós teremos muitos mais”, declarou o reitor Fernando Carvalho. 

Entre os premiados, a professora da UFMA Rosângela Fernandes, vencedora na categoria Pesquisadora Sênior - área Ciências da Saúde, destacou o papel da UFMA em sua trajetória e a relevância de suas pesquisas na área da saúde. “Nós fizemos um discurso representando todos os premiados, demonstrando a importância da ciência e demonstrando também a importância da nossa instituição UFMA, auxiliando-nos nessa jornada de pesquisa. Recebi dois prêmios: o de Pesquisadora Sênior, com base nas pesquisas que desenvolvi ao longo da minha carreira, e também pelo trabalho de uma aluna orientada minha, que ganhou na categoria de melhor dissertação, sobre violência durante a gravidez”, afirmou a professora. 

Outro destaque da UFMA foi a discente de Engenharia de Alimentos Luana Costa, vencedora na categoria Jovem Cientista. Sua pesquisa, intitulada "Upcycling de pescado face à economia alimentar circular na produção de farinha", propõe uma abordagem inovadora para a economia circular, transformando resíduos de peixe em um produto funcional e sustentável. “Minha pesquisa propõe transformar resíduos de peixe, como barbatanas e espinhas, em uma farinha funcional rica em proteínas e lipídios, promovendo a economia circular. Foi muito importante para mim, pois o projeto, que começou como minha monografia, rendeu o prêmio com que eu sempre sonhei”, expressou a pesquisadora.

O professor Arkley Bandeira, orientador da dissertação de mestrado "Novas configurações territoriais e relações Interétnicas na Amazônia Maranhense: perspectivas Etno-históricas acerca dos contatos entre os Ka’apor e as comunidades Quilombolas", vencedora na área de Ciências Humanas Sociais, falou sobre a importância do trabalho. “Eu tive a honra de ser orientador dessa pesquisa que fala sobre as relações interétnicas na Baixada Maranhense, na região ali onde fica o Vale do Gurupi. Um trabalho muito importante pela documentação arqueológica e étnico-histórica. E felizmente o trabalho foi reconhecido com a premiação de melhor dissertação na área de ciências humanas sociais pelo Prêmio Fapema”.

O Prêmio Fapema, em sua 19ª edição, premiou 56 pesquisadores em oito categorias: Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Pesquisador Júnior e Popvídeo Ciências. A premiação é reconhecida como uma das mais importantes do estado e funciona como vitrine para a ciência maranhense.

A vitória de 17 pesquisadores da UFMA nesta edição demonstra não apenas o compromisso da Universidade com a produção científica de qualidade, mas também sua contribuição para o desenvolvimento sustentável e a inovação no Maranhão. O evento celebra não só os resultados individuais, mas também o impacto coletivo das pesquisas realizadas na instituição.

Para os premiados, o reconhecimento no Prêmio Fapema vai além de um troféu, é uma validação do esforço e dedicação investidos no avanço da ciência. A UFMA, por sua vez, segue fortalecendo o apoio à pesquisa e à inovação, consolidando-se como referência acadêmica e científica no estado e no país.

Por: Geovanna Selma

Produção: Sarah Dantas  

Fotos: Fapema

Revisão: Jáder Cavalcante

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: