Notícias
UFMA recepciona alunos que representaram a instituição nos JUBs Praia 2025
Nessa quinta-feira, 11, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recepcionou os estudantes atletas que representaram a instituição nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorreu de 31 de agosto a 7 de setembro, em João Pessoa, na Paraíba.
Na ocasião, o reitor Fernando Carvalho parabenizou os estudantes pelas medalhas conquistadas e exaltou o compromisso da universidade com as atividades de esporte, cultura e lazer. “Esse é o resultado de um trabalho feito em conjunto entre a pró-reitoria de Assuntos Estudantis, professores, a Federação Acadêmica Maranhense de Esporte e os nossos alunos. Isso é que faz com que a gente tenha sucesso nos eventos esportivos”, disse.
Durante o encontro, o reitor também reafirmou o compromisso da UFMA com o fortalecimento da cultura esportiva, como forma de contribuir com o desenvolvimento socioeducativo dos estudantes.“Reafirmamos o nosso compromisso com investimentos no esporte e, inclusive, estamos buscando recursos para aplicar no nosso Núcleo de Esporte para dar melhores condições de treinamento aos nossos atletas. Parabenizo a todos os detalhistas e não medalhistas por representarem muito bem a nossa universidade”, finalizou.
UFMA como destaque nacional nos JUBs
Com uma delegação de 60 pessoas, a UFMA teve sua melhor campanha nos últimos anos, destacando-se como a única instituição federal entre as semifinalistas. Ao todo, a universidade conquistou cinco medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze.
A chefe da Divisão de Esporte, Cultura e Lazer da UFMA, Elizabeth Albuquerque, ressaltou o desempenho histórico da delegação. Segundo ela, além das medalhas, diversas equipes chegaram às quartas de final, o que demonstra o avanço técnico dos atletas. “As equipes que não lograram medalhas chegaram muito perto. Nós tivemos várias equipes chegando nas quartas de final, coisa que nunca tinha acontecido. Chegamos na semifinal com o beach soccer, onde todas as equipes que tiveram medalhas eram equipes profissionais de universidades particulares, então a única federal que estava entre as quatro era a UFMA”, destacou.
O estudante Rhezon Costa, que compete em judô e beach wrestling, celebrou o apoio institucional como fator decisivo para os resultados. Ele já participou de quatro edições dos JUBS e ressalta que a experiência das competições vai além do esporte. “A gente compete com grandes universidades, muitas delas privadas, e representar a universidade levando o nome da UFMA para o Brasil é, sem dúvida, um orgulho muito grande”, disse.
A Universidade já se prepara para a fase final do JUBs, que será realizada em Natal, com uma delegação de 62 pessoas. Com o apoio institucional, a UFMA reforça seu compromisso com a promoção do esporte, cultura e lazer à comunidade acadêmica.
Por: Agaminon Sales
Foto: Agaminon Sales