Notícias
UFMA recebe visita institucional da Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu a Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, em reunião institucional realizada na última sexta-feira, 11, para tratar do fortalecimento do Núcleo de Telessaúde e da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) da UFMA e também foram apresentados novos produtos digitais e iniciativas estratégicas desenvolvidas pela Universidade que poderão ser disponibilizadas ao SUS.
“Apresentamos algumas soluções tecnológicas desenvolvidas na nossa área de inteligência artificial para a secretária Ana Haddad, que podem ser utilizadas pelo Ministério. A Universidade investiu muito na questão da inteligência artificial e hoje é referência nacional, estamos trabalhando com o MEC, com o Ministério de Ciência e Tecnologia para implantar ferramentas de inteligência artificial para outras universidades e institutos.Nós temos os produtos prontos e que nós podemos adaptá-los para a saúde, melhorando assim a qualidade de vida da nossa população", afirma o reitor da UFMA, Fernando Carvalho.
Entre os produtos oferecidos pela UFMA estão os agentes IA, assistentes conectados a fontes de dados que possuem habilidades de executar ações de forma independente e automatizam tarefas administrativas do dia a dia. Os agentes IA, ao serem utilizados em hospitais ou UBSs, podem facilitar a triagem e outros serviços, como: classificar riscos, marcar consultas, orientar pacientes,realizar o monitoramento remoto de pacientes crônicos e dar apoio aos atendimentos com protocolos e diagnósticos.
A Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Haddad, destaca a importância da parceria entre a Universidade e o Ministério da Saúde. “Nós tivemos a oportunidade de conhecer toda a equipe de pró-reitores, os trabalhos extremamente inovadores que estão sendo feitos aplicando a inteligência artificial e uma inteligência artificial soberana, e alguns trabalhos e atuações de colaboração que a UFMA historicamente desenvolve. No meu caso, acompanho mais a educação e a saúde, então o hospital universitário é uma potência, é um exemplo”.
A secretária ainda ressaltou a importância que a UNA-SUS-UFMA tem para a saúde pública e para a sociedade. “A UNA-SUS-UFMA, que é uma outra iniciativa do Ministério da Saúde voltada para a formação, um dos maiores números de matrículas em todo o país, é um projeto da UFMA, que foi muito inovador em termos de ampliar essa formação, por exemplo, para os trabalhadores do SUS, em número de matrículas para todo o país, com uma capilaridade de praticamente quase 100% dos municípios brasileiros, com estratégias de metodologias ativas, com uma formação voltada a partir das demandas do SUS, que fez, por exemplo, a diferença inclusive na pandemia, e o telessaúde, que foi um dos projetos dos núcleos pioneiros no programa Telessaúde Brasil e que na época inovou na criação da plataforma SOFIA, uma plataforma de teleatendimento que já fazia análise buscativa de opiniões já feitas e que hoje está se preparando para incluir a inteligência artificial. O núcleo é muito ativo no estado, e, nacionalmente, está fortalecido, e a gente parabeniza. E tivemos a oportunidade de ter uma reunião de trabalho muito importante de fortalecimento do núcleo, no apoio ao programa Agora Tem Especialistas e também ao programa SUS Digital, que já vem bem fortalecido no núcleo. É uma satisfação estar aqui na UFMA, nesta Universidade, que tem feito a diferença para o Maranhão e para o Brasil”, conclui.
Por: Priscila Abreu
Revisão: Jáder Cavalcante