UFMA recebe Selo de Qualidade OAB pelos cursos de Direito dos Câmpus de São Luís e Imperatriz

publicado: 01/07/2024 16h20, última modificação: 02/07/2024 10h33

Certificando a qualidade de ensino da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), os cursos de Direito dos câmpus de São Luís e Imperatriz foram novamente agraciados com o Selo de Qualidade OAB, concedido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A distinção, que já foi recebida anteriormente, reflete os excelentes índices alcançados por ambos os cursos.

Em sua oitava edição, o selo tem por finalidade premiar as instituições de ensino superior que sobressaíram nos índices de aprovação no Exame da Ordem e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) durante os últimos três anos. Com o tema “O fortalecimento da advocacia brasileira a partir do ensino jurídico de excelência”, o evento reconheceu 198 cursos de Direito das cinco regiões do Brasil.

Dos 1.900 cursos de Direito no país, apenas 10% receberam o selo de qualidade. No Estado do Maranhão, apenas cinco cursos foram condecorados, incluindo a UFMA, que obteve o selo para os dois câmpus onde o curso é oferecido.

Confira aqui os cursos que receberam o Selo de Qualidade OAB.

O curso de Direito do Câmpus São Luís tem uma longa tradição, atuando desde 1918, com a fundação da Faculdade de Direito do Maranhão. Ao longo dos anos, o curso se expandiu por meio de projetos de pesquisa, extensão e programas de pós-graduação, que, atualmente, incluem mestrado e doutorado. Na última avaliação do Enade, o curso obteve a nota máxima, 5, além de apresentar altos índices de aprovação nos exames da OAB.

O chefe do Departamento de Direito da UFMA em São Luís, professor Alex Rahbani, atribui os bons resultados alcançados pelo curso ao trabalho conjunto do corpo docente e técnico, bem como aos esforços dedicados dos estudantes. “Os bons resultados obtidos nos exames nacionais, Enade e Exame da Ordem, se devem a um esforço coletivo que vai do corpo discente até os nossos técnicos, passando por uma gestão participativa e colaborativa entre Coordenação e Departamento de Direito, com a busca por soluções inovadoras para o curso, com a oferta periódica de todos os componentes curriculares. Esse êxito conta ainda com a participação valorosa de nossos professores e o grande empenho de todos os alunos".

Alex ainda destaca a importância de receber o selo e o reconhecimento pelo trabalho realizado na Universidade. “O Selo OAB Recomenda tem o objetivo de premiar as instituições de ensino superior que se destacaram por meio dos índices de aprovação no Exame de Ordem ao longo dos últimos três anos. Esse reconhecimento pelo Conselho Federal da OAB nos indica que estamos no caminho certo e nos estimula a buscarmos o seu aprimoramento contínuo por meio de um ensino jurídico de qualidade”, finaliza.

No Câmpus de Imperatriz, o curso de Direito foi implementado em 1980, como parte da política de expansão e interiorização da Universidade. Atualmente, o curso oferece oitenta vagas anuais e promove a formação dos estudantes por meio de ensino, pesquisa e extensão. Nas últimas avaliações, o curso obteve nota 4 no Enade e alcançou 87% de aprovação dos discentes no Exame da OAB.

De acordo com o coordenador do curso de Direito do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM), professor Thiago Pestana, essa é a quinta vez que o curso recebe o Selo OAB. Para ele, essa concessão reflete o trabalho realizado por toda a comunidade acadêmica.

“A qualidade do corpo docente e discente do curso de Direito do CCIM é o grande diferencial, mesmo em face a todo esse cenário de adversidades. [O Selo] é motivo de enorme orgulho pelo reconhecimento externo de todo o trabalho aqui desenvolvido por alunos e professores. É uma importantíssima chancela da qualidade do trabalho desenvolvido por todos, motivo para buscarmos com mais afinco a resolução de todas as demandas do curso de Direito do CCIM”, salienta.

A qualidade do ensino é reconhecida tanto pelos discentes quanto pelos egressos do curso, que, por meio dele, constroem suas trajetórias acadêmicas e profissionais, contribuindo para a posição de destaque da Universidade. Como pontua Gustavo Costa, egresso do curso de Direito do CCIM: "O curso de Direito da UFMA contribuiu significativamente para a minha formação, sendo um verdadeiro divisor de águas por sua base sólida e corpo docente capacitado. Durante minha trajetória acadêmica, tive acesso a um currículo abrangente que cobria todas as áreas essenciais do Direito, o que me permitiu desenvolver uma compreensão completa e detalhada da profissão. Além disso, os professores altamente qualificados não apenas transmitiram conhecimento teórico, mas também proporcionaram uma visão prática e crítica do Direito, preparando-me para os desafios do mercado de trabalho. A Universidade também ofereceu suporte adicional por meio de atividades extracurriculares e projetos de pesquisa que foram fundamentais para o meu crescimento profissional. Esse ambiente de aprendizado dinâmico e de alta qualidade foi essencial para que eu fosse aprovado no exame da OAB e no meu atual concurso, fornecendo-me não apenas o conhecimento necessário, mas também a confiança e as habilidades práticas para alcançar esses importantes marcos na minha carreira", expressa.

Por: Sarah Dantas com informações da OAB

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents