Notícias
UFMA recebe representantes do BNDES e do Consórcio Nordeste para impulsionar linhas de financiamento no Maranhão
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu, nessa quarta-feira, 23, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). A reunião teve por objetivo discutir linhas de financiamento e o edital de chamada pública que apoia planos de negócios com investimentos estratégicos da Região Nordeste.
A chamada pública é uma ação conjunta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica Federal e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio técnico da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (CNE).
“Recebemos, em nossa Universidade, o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, e a diretora de crédito digital do BNDES, Maria Fernanda Ramos, para uma conversa sobre linhas de financiamento, especialmente do BNDES, com o objetivo de fortalecer a parceria já existente em diversos projetos. Durante o encontro, o BNDES apresentou a chamada pública com um orçamento de R$ 10 bilhões, destinada a selecionar planos de negócios voltados para investimentos no Nordeste. A UFMA se coloca à disposição para colaborar na elaboração, no encaminhamento e na execução desses planos de negócios, trabalhando em parceria com as empresas e apoiando o envio dos projetos ao BNDES,” afirma o reitor da UFMA, Fernando Carvalho.
O secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, ressalta a importância de investimentos para o desenvolvimento e a capacitação dos alunos das universidades do Nordeste. “Nós viemos à UFMA para tratar não só desse edital, mas também de outras formas de o Consórcio Nordeste, o BNDES, e instituições financeiras do país contribuírem na estruturação e melhoria das universidades, que são e serão cada vez mais necessárias para os projetos de desenvolvimento do país. As universidades federais do Nordeste têm muita competência, muita qualidade e qualificação que precisa ser aproveitado para o desenvolvimento econômico aqui da região”, ressalta o secretário.
Para a diretora de crédito digital do BNDES, Maria Fernanda Ramos, a UFMA pode ser um espaço especial para a elaboração desses projetos. “A Universidade Federal do Maranhão pode atuar junto com as empresas, contribuindo com a consultoria para que elas elaborem essas propostas, e essas propostas então possam chegar até a instituição financeira, até o banco. Nós queremos ter um volume grande de projetos para que, além das chamadas dos 10 milhões, nós possamos também pensar em fontes de recursos e financiamentos que sejam adequados à demanda que for apresentada”, conclui a diretora.
Requisitos para a Chamada
Podem participar empresas brasileiras e estrangeiras e cooperativas que realizam ou planejam realizar investimentos no Nordeste. Os planos de negócios deverão contemplar, para sua execução, um orçamento superior a R$ 10 milhões. E devem ser apresentados até o dia 15 de setembro de 2025.
Os planos de negócio devem seguir as seguintes linhas temáticas: Energias Renováveis - Foco em Armazenamento , Bioeconomia - Foco em Fármacos, Descarbonização, Foco em Hidrogênio Verde – H2V, Data Center Verde e Automotiva, o que inclui máquinas agrícolas.
Dentro das áreas temáticas listadas, as propostas poderão contemplar: instalação de infraestrutura física, de pesquisa ou industriais; aquisição de máquinas e equipamentos; instalação de plantas piloto ou demonstrativas; contratação de recursos humanos; custeio das atividades de PD&I que inclui a contratação de serviços técnicos especializados; custeio das atividades de PD&I realizadas em parceria com outras empresas (incluindo em sistema de inovação aberta), universidades e centros de pesquisa, públicos ou privados; projetos de engenharia; e capital de giro.
Confira o edital completo aqui.
Por: Priscila Abreu
Revisão: Jáder Cavalcante