Notícias

UFMA recebe representantes da Embaixada da Espanha para discutir parcerias no campo educacional

publicado: 27/11/2025 17h17, última modificação: 27/11/2025 17h30
Entre os assuntos discutidos, está a criação de programas de intercâmbio entre professores e estudantes do Brasil e da Espanha, tanto na graduação quanto na pós-graduação
UFMA recebe representantes da Embaixada da Espanha para discutir parcerias no campo educacional

UFMA recebe representantes da Embaixada da Espanha. Foto: Agaminon Sales/SCOM

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu, nesta quinta-feira, 27, a visita institucional do Assessor da Adida de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, José María Durán Gómez, e do Cônsul Honorário da Embaixada da Espanha em São Luís, Armando Machado Castro Filho. O encontro teve por objetivo fortalecer os vínculos entre Brasil e Espanha no campo da educação, com foco no intercâmbio em programas de graduação e pós-graduação. 

Entre as propostas discutidas, estão futuras parcerias para a mobilidade de estudantes e professores maranhenses para universidades espanholas. Da mesma forma, que a UFMA receba acadêmicos espanhóis interessados em participar dos programas no Brasil.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, destacou a importância da aproximação com instituições espanholas e os benefícios que podem surgir com a parceria. “O objetivo é fazer com que a gente possa fortalecer mais ainda a nossa relação com universidades espanholas para o desenvolvimento de ações conjuntas, como a internacionalização e mobilidade de estudantes e professores. É importante que a UFMA participe dessas ações de divulgação e difusão da língua espanhola no nosso estado”, enfatizou.   

Durante a reunião, foi discutida a importância de ampliar a visibilidade internacional de universidades brasileiras de regiões como o Nordeste. Os representantes espanhóis também frisaram o interesse em divulgar instituições acadêmicas da Espanha, promovendo uma troca cultural mais diversa e abrangente. 

O Assessor da Adida de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, José María Durán Gómez, reforçou o interesse em ampliar o intercâmbio acadêmico entre os dois países. “A UFMA é uma grande universidade no Nordeste que deve ser mais conhecida na Espanha e que podemos perfeitamente enviar estudantes espanhóis de qualquer nível para a UFMA e estudantes daqui para universidades espanholas. Podemos ainda ter programas comuns em nível de doutorado, pós-doutorado e graduação, além de intercâmbio entre professores e estudantes com universidades e centros de pesquisa espanholas”.   

O Cônsul Honorário da Espanha em São Luís, Armando Machado Castro Filho, falou da surpresa ao conhecer a dimensão institucional da UFMA e da expectativa de que a visita resulte em convênios e parcerias. “Eu fiquei muito impressionado, pois não conhecia a extensão toda da UFMA, e estou muito esperançoso que saiam daqui convênios e parcerias, que se estreite mais ainda a relação entre o governo espanhol e essa instituição de ensino superior. Para mim, em particular, é uma honra muito grande estar no lugar onde a minha mãe ensinou durante três décadas literatura hispanoamericana”, declarou. 

Segundo Armando, além das questões acadêmicas, as relações entre o Brasil e a Espanha devem ser intensificadas devido ao fator econômico, já que ambos os países possuem fortes parcerias comerciais. “Não podemos esquecer que o Brasil é a locomotiva da América Latina e nós temos a obrigação de saber a língua espanhola. A Espanha também é o segundo maior investidor no Brasil, e hoje todo o desenvolvimento da América Latina é puxado pelo Brasil, então precisamos saber a língua”, destacou.

Internacionalização 

A pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (AGEUFMA), professora Flávia Nascimento, destacou que a visita é estratégica e abre novas perspectivas para a internacionalização da Universidade. “A aproximação com a Espanha por meio da embaixada é importante para os nossos objetivos de internacionalizar cada vez mais a UFMA e aumentar a qualidade do ensino tanto da graduação quanto da pós-graduação. Nossa meta é tornar a UFMA conhecida em todas áreas de conhecimento, não só do ponto de vista da pesquisa, mas também do fortalecimento do ensino”.  

Encontro contou com a presença de representantes das pró-reitorias da UFMA e do COLUN. Foto: Agaminon Sales/SCOM.

 A reunião contou também com a presença das professoras Marta Maria Portugal Ribeiro Parada, coordenadora do curso de Letras Português e Espanhol da UFMA, Heloísa Reis Curvelo, docente de Língua Espanhola da UFMA, e Marinez de Souza Tamburini Brito, docente de Língua Espanhola do COLUN.  

A visita institucional reforça o interesse mútuo de Brasil e Espanha em ampliar o intercâmbio acadêmico e cultural, consolidando a UFMA como referência no Nordeste e abrindo novas oportunidades para estudantes e professores em ambos os países.  

 

Por: Agaminon Sales

Fotos: Agaminon Sales

Revisão: Jáder Cavalcante

 

registrado em: