Notícias

UFMA recebe recipientes para armazenamento de leite humano em apoio à Campanha de Incentivo à Amamentação

publicado: 06/08/2024 15h37, última modificação: 06/08/2024 16h30
UFMA recebe recipientes para armazenamento de leite humano em apoio à Campanha de Incentivo à Amamentação

Em alusão à Campanha Agosto Dourado, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) e da Diretoria de Atenção à Saúde do Discente, está recolhendo frascos de vidros para aumentar o estoque de recipientes adequados para o armazenamento de leite humano no Banco de Leite do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) e incentivando a comunidade acadêmica na divulgação e no debate sobre o tema.

Os frascos doados devem ter boca larga e tampa de plástico livre de BPA, como as embalagens de café solúvel, nos tamanhos pequenos ou médios. As doações podem ser realizadas em diversos setores e centros da UFMA, do Câmpus Bacanga e o Hospital Universitário. O HU-UFMA recebe também cadastro de novas doadoras de leite. Confira:

 

A iniciativa busca melhorar as condições de armazenamento do leite humano, essencial para o atendimento de recém-nascidos internados no hospital, e reforçar a importância da amamentação para a saúde dos bebês.

A diretora de Atenção à Saúde do Discente da Proaes, Lissandra Dayse Cardoso Bezerra, destaca que a doação de leite materno será fundamental para colaborar com o crescimento saudável dos bebês do Hospital Universitário. “Esse leite, posteriormente, será encaminhado para bebês prematuros que estão internados na UTI do Hospital Materno-infantil, ajudando assim no crescimento e no desenvolvimento saudável desses bebês. Por isso a doação é tão importante, ajude a salvar vidas”, frisa.

O Banco de Leite do HU-UFMA recebe doações de frascos durante todo o ano. Interessados em doar podem entrar em contato pelo telefone (98) 2109-1178 ou pelo WhatsApp (98) 99163-6833 para cadastro de doadoras de leite ou de frascos. 

Agosto Dourado

 

A Campanha Agosto Dourado, uma iniciativa global, proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para incentivar o aleitamento materno e conscientizar a população sobre seus benefícios. Neste ano de 2024, a campanha vem enfatizar a importância de manter o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, evitando o desmame precoce. O ato de desmamar antes do tempo adequado gera prejuízos para a mãe e para o bebê, incluindo diminuição da imunidade, aumentando o risco de doenças e da mortalidade infantil.

A amamentação, além de aproximar mãe e filho, protege a criança de uma série de doenças e fortalece o desenvolvimento saudável. O leite materno é considerado padrão ouro de alimentação para o bebê, por isso a cor escolhida para representar o tema foi o dourado.

Por: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: