UFMA recebe Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para apoio em investimentos na Universidade.

publicado: 18/07/2023 15h27, última modificação: 18/07/2023 22h52

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do reitor Natalino Salgado, recebeu, na tarde dessa segunda-feira, 17, o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para dialogar sobre investimentos em projetos da Universidade. Durante a visita, o Ministro garantiu apoio às ações da Rádio Universidade FM e TV UFMA. Também tratou sobre investimentos nas Unidades Presidente Dutra e Materno Infantil do Hospital Universitário. O Ministro também visitou o prédio do Programa de Pós-graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça, no Centro.

Na ocasião, estiveram presentes o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; a diretora da TV UFMA, Cecília Leite; o diretor da Rádio Universidade, Euclides Moreira Neto; o superintendente de comunicação e eventos da UFMA, Fernando Oliveira; a superintendente do Hospital Universitário, Joyce Lages, e pró-reitores.

Ainda durante a reunião, foi solicitado um canal de retransmissão da TV UFMA e uma estação da Rádio Universidade para a cidade de Imperatriz; recursos para serem aplicados no Hospital Universitário e reforçar o compromisso com a proposta do projeto da criação da Universidade Federal do Sul do Maranhão.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, avalia a visita do ministro como positiva, uma vez que, com o auxílio de repasses, serão garantidas melhorias nos espaços da Universidade. “O Ministro Juscelino tem sido um grande parceiro da nossa Universidade e tem colaborado com nossos projetos. Durante essa visita, falamos com ele sobre nossos equipamentos e espaços de comunicação. Embora sejamos referência e tenhamos excelência em termos técnicos, precisamos atualizar nossos equipamentos, modernizar e ampliar. Além de colocar uma estação de rádio no Câmpus de Imperatriz, desejamos retransmitir a TV UFMA, com o objetivo de fortalecer nosso curso de jornalismo no centro. Além de interagir com a Universidade e a comunidade, esses nossos sistemas de comunicação são um cenário importantíssimo de formação qualificada dos nossos alunos do curso de comunicação social, jornalismo, rádio e TV” destaca.

O Ministro Juscelino Filho ressaltou que a UFMA desempenha um papel importante no meio social e na formação acadêmica, e por isso, durante a visita, reforçou o compromisso com a instituição, sobretudo, no que diz respeito à área da comunicação.

“Como Ministro das Comunicações no governo do presidente Lula, vim aqui nesta visita para conversar sobre esse momento que a Universidade vive. Analisar como podemos contribuir para a Federal do Maranhão, para fortalecê-la ainda mais. Então hoje nós conversamos sobre pleitos da Instituição que vão desde a expansão do sistema de comunicação da Universidade, com um canal novo para o Câmpus de Imperatriz, também com retransmissoras da Rádio Universidade, para que nós atuemos junto ao Ministério para fazer isso acontecer, liberando esses canais. Em ações como essa, fora o apoio dessa infraestrutura de comunicação, nos colocamos à disposição do professor para atuar junto ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde para fortalecer todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido pela direção da Universidade”, garante o ministro.

O superintendente de comunicação e eventos da UFMA, Fernando Oliveira, reforça a relevância de iniciativas conjuntas em prol da educação. “O ministro Juscelino Filho já tem uma parceria com a Universidade. Ele já apoiou o Hospital Universitário, um prédio anexo para instalação de ambulatórios e agora a proposta é apresentar o nosso sistema de comunicação, para que a gente possa atualizar os nossos equipamentos, tanto da TV, quanto da rádio, para que a gente possa expandir, levar o sinal e os serviços de comunicação da Universidade Federal do Maranhão até o Câmpus de Imperatriz”

Na oportunidade, o reitor apresentou também as dependências da TV UFMA para o ministro.

“Quero parabenizar a TV UFMA, a Rádio Universidade e a todos que fazem a comunicação da Instituição. É uma infraestrutura invejável, gostei muito da infraestrutura”, destacou o Ministro.

Saúde – Ainda na visita do Ministro à Universidade, foram debatidos, também, pontos voltados para o Hospital Universitário com a destinação de investimentos que contribuirão para a reforma, modernização e ampliação do HU-UFMA.

“Durante a visita, tratamos de possibilidades de investimento na infraestrutura predial do Hospital Universitário. Este ano, nós recebemos, por meio de emendas parlamentares, recurso na ordem de um milhão de reais, para apoiar a melhoria do prédio que foi recebido pelo Hospital Universitário, por intermédio do Exército Brasileiro. Além disso, queremos garantir investimento futuros nos projetos de robótica e também na complementação do recurso do hospital para a sua manutenção” expõe a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages.

Universidade Federal do Sul e Sudoeste do Maranhão – Outro tópico discutido foi o projeto de criação da nova Universidade Federal do Sul e Sudoeste do Maranhão, a fim de atender às necessidades especificas das regiões sul e sudoeste do estado, assim como a criação de mais dois câmpus tecnológicos em Alcântara e Cururupu.

“Vamos estar irmanados junto com toda a bancada para que consigamos tornar realidade a Universidade Federal do Sul e Sudoeste do Maranhão. Temos conversado com o nosso reitor sobre isso, também para que possamos conseguir novos câmpus tecnológicos em áreas importantes, em arranjos produtivos importantes do nosso estado. A UFMA vai ter papel importantíssimo em continuar ajudando a formar e a desenvolver os maranhenses do futuro”, salienta o ministro das comunicações, Juscelino Filho.

Visita Ministro da Comunicação 17-07-23

Por: Sarah Dantas