Notícias

UFMA recebe medalha de prata no judô, durante os JUBs 2022

publicado: 23/09/2022 18h54, última modificação: 26/09/2022 21h01
UFMA recebe medalha de prata no judô, durante os JUBs 2022.jpeg

A Universidade Federal do Maranhão conquistou mais uma medalha nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrem no período de 18 a 25 de setembro, em Brasília-DF, dessa vez, na modalidade Judô. O estudante Lucas Santos Rios, estudante de Educação Física, representou a Universidade, ficando em segundo lugar e trazendo, para a UFMA, a medalha de prata. Essa é a terceira da competição.

A primeira foi um ouro, que a estudante Thalia Albuquerque trouxe na modalidade Atletismo, prova salto com vara. Depois, foi a vez de a estudante Bruna Silva Costa subir ao pódio, trazendo a medalha de prata, na prova salto triplo, e agora o estudantes Lucas traz mais uma medalha.

Organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Secretaria Especial de Esporte (Seme) do Governo Federal, este ano, a competição contará com cerca de sete mil participantes – de todas as Unidades Federativas do Brasil – incluindo dirigentes, técnicos, profissionais de saúde, além de atletas – cinco mil atletas credenciados disputando em 28 modalidades.

A delegação da UFMA é acompanhada pelos professores do Departamento de Educação Física da Cidade Universitária Dom Delgado Elizabeth Santana Alves de Albuquerque, coordenadora de Esportes da UFMA e representante institucional da UFMA nesta competição; Alex Fabiano Santos Bezerra; Andrea Dias Reis; e Jucilea Neres Ferreira, que exercem a função de técnicos nas diversas modalidades, além dos professores Carlos Magno Santiago, técnico do basquete feminino; e Rafael dos Santos Coelho, técnico do vôlei masculino, que exercem a função de técnicos voluntários e têm sido os principais responsáveis pelo sucesso de suas equipes em várias competições.

O diretor de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) da UFMA, professor Flávio de Oliveira Pires, conta que os atletas têm elogiado e agradecido à gestão da Universidade a organização e, principalmente, o apoio que tem dado ao esporte em momentos de forte crise orçamentária que o país e as universidades públicas atravessam, decorrentes da pandemia de covid-19.

“Com a nova política de fortalecimento e apoio ao esporte e lazer na UFMA, implantada pelo reitor Natalino Salgado, a Universidade vem tramitando, nesses dois últimos anos, o pagamento da anuidade, as inscrições dos atletas junto à Federação Acadêmica de Esportes Maranhenses (Fame), o seguro saúde dos atletas que viajaram representando a instituição e o transporte, para garantir a participação de todos”, afirmou professor Flávio.

A Universidade disponibilizou dois ônibus e, por meio de parceiras com a Polícia Militar do Estado do Maranhão, foi disponibilizado mais um terceiro ônibus de apoio à logística para a viagem. São mais de cem atletas dos diferentes cursos da Universidade, que, acompanhados de professores, técnicos e técnicas participam das competições levando o nome da Universidade nas modalidades de vôlei masculino e feminino, basquete feminino, natação masculino e feminino, judô masculino e feminino, karatê masculino e feminino, taekwondo, tênis de mesa masculino e feminino, tênis de mesa paradesporto, badminton masculino e feminino, xadrez masculino e feminino, tênis masculino e  atletismo masculino e feminino nas provas de 100, 200 e 400 metros, corrida com barreira, salto em distância, salto triplo, salto em altura, salto com vara, arremesso de peso e lançamento de dardo.

Por: Sansão Hortegal

Revisão: Jáder Cavalcante