Notícias

UFMA recebe Conselho de Estado dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

publicado: 02/08/2024 16h56, última modificação: 02/08/2024 18h21
O objetivo da reunião foi o pedido de apoio da UFMA para a organização das Conferências Municipais dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
UFMA recebe Conselho de Estado dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

Com a finalidade de garantir a inclusão e a diversidade, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) reuniu-se, na manhã dessa quinta-feira, 1º, com o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (CEDLGBT). O principal tema do encontro foi a solicitação de apoio institucional da UFMA para a realização das Conferências Municipais dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realizada pelo CEDLGBT.

As conferências serão espaços de participação social, em que serão formuladas, monitoradas e avaliadas políticas de promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+, por meio do diálogo entre o poder público, a sociedade civil organizada e demais interessados na agenda.

Durante a reunião, foram solicitados à UFMA alguns tópicos, como infraestrutura, divulgação e mobilização da comunidade para participar das conferências. Segundo o presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Ricardo Lima, o apoio da UFMA na realização das conferências será fundamental para promover a discussão sobre inclusão e diversidade.

“Estamos seguindo agora para o processo de construção da 4ª Conferência Nacional do Direito das Pessoas LGBTQIA+, que vai ocorrer em Brasília, ainda este ano. Para que a Conferência Nacional ocorra, a gente precisa realizar as etapas estaduais e municipais, e, nesse processo, a gente vê a UFMA como uma grande parceira, isso porque a UFMA está em vários municípios e vai poder garantir que a gente consiga tanto a estrutura física de execução das conferências como também a mobilização. Acreditamos muito na união, tanto da união da construção de conhecimento que se faz aqui, como também do intercâmbio entre os estudantes e servidores. As conferências também têm um diferencial, é uma conferência mista, junta a sociedade civil e o poder público para discutir a pauta LGBT. O que a conferência traz como tema é a reconstrução da política nacional dos direitos das pessoas LGBTQIA+, e, com base nisso, a gente vem e consegue construir com a UFMA esse espaço de acolhimento”, destaca.

 

Em sua fala, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, destacou a criação da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ação Afirmativa (DIDAAF) na estrutura organizacional da instituição, que tem por objetivo promover políticas contra discriminação, assédio e preconceito, além de valorizar a diferença e a diversidade nos espaços administrativo e acadêmico. A iniciativa alinha-se a eventos que buscam promover a discussão sobre inclusão e diversidade.

O reitor se disponibilizou para mediar os espaços da Universidade, oferecendo as instalações da UFMA para a realização das conferências nos municípios onde a instituição está presente. “Recebemos o pedido do Conselho de Estado dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ para que a Universidade ajude na realização da Conferências Municipais dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que ocorrerá em vários municípios do nosso estado. E a UFMA, por meio da reitoria, está verificando a possibilidade de disponibilizar os espaços, principalmente nos nossos câmpus do continente, para que possam ser utilizados nas conferências que ocorrerão nesses municípios”, aponta.

O  diretor da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ação Afirmativa da UFMA, Acildo Leite, ressalta que o apoio às conferências é visto como uma extensão das iniciativas da diretoria, alinhando-se aos esforços da Universidade para desenvolver políticas inclusivas para a comunidade LGBTQIA+. “A UFMA, comprometida nessa Diretoria com o avanço das políticas dos enfretamentos de violência de gênero e racial dentro da instituição, apoiará as conferências que vão ocorrer em todo o estado, o que vai ao encontro das nossas primeiras iniciativas de produção da política para esse público dentro da Universidade. É muito importante para a nossa instituição e para a própria comunidade maranhense para nos tornarmos uma Universidade mais plural, inclusiva e que garanta relações respeitosas para todos os públicos das diversidades que participam da nossa instituição. Vai ao encontro dessa nova gestão, de tornar a UFMA mais plural e mais inclusiva”, frisa.

As Conferências Municipais dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ serão realizadas em diversos municípios do estado, com início previsto para novembro deste ano.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Agda Matias

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: