Notícias
UFMA realiza XXV Semana de Psicologia com debate sobre compromissos ético-políticos
A semana reuniu docentes e discentes da graduação e da pós-graduação. Foto: reprodução
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoveu, de 12 a 14 de novembro, a XXV Semana de Psicologia, que trouxe neste ano a temática: ”Saberes emergentes, polêmicos e necessários: Qual o compromisso ético-político da psicologia?”. O evento levantou questionamentos necessários sobre o indivíduo e o coletivo, gerando contribuições para o entendimento do papel do profissional de psicologia em uma sociedade crescentemente moderna e com demandas inéditas.
O evento foi atento as duas ênfases do curso de Psicologia, dividindo-se em processos clínicos e de saúde e processos psicossociais. Além disso, foi aberto aos estudantes do Programa de Pós-Graduação (PPGSI) da Universidade, visando a integração entre discentes de variadas etapas curriculares com trocas de falas, conhecimentos e vivência profissional, assim enriquecendo o debate e consolidando a formação acadêmica.
A coordenadora do curso de Psicologia, Conceição Ferreira, destaca o papel da programação para a reflexão acerca das temáticas abordadas, consideradas importantes na medida em que provocam olhares para as demandas atuais no campo da psicologia, tanto para os profissionais como para os estudantes, que devem se manter atualizados em posicionamentos, manejos e enfrentamentos. “A semana foi um momento de reflexão, debate, embates, aprendizagem e de se interrogar sobre a prática profissional e também abrir perspectivas para a interlocução com outros saberes de áreas afins. Considero um espaço de mostrar o que fazemos no curso de psicologia no ensino na pesquisa e extensão” frisou.

Evento levantou debates e contribuições sobre coletividade na psicologia. Foto: reprodução
A edição deste ano trouxe novidades, como a submissão de trabalhos na modalidade pôster científico, que reuniu mais de quarenta pesquisas e evidenciou um ambiente de troca e reflexão crítica. Também foram concedidos certificados de mérito científico a participantes cujas pesquisas se destacaram, especialmente aquelas voltadas para questões sociais. No total, o evento registrou mais de trezentas e cinquenta inscrições - quase o total de matrículas ativas na graduação.
Para os graduandos participantes, o evento foi a possibilidade de ampliar horizontes. O discente de Psicologia e integrante da comissão organizadora da XXV Semana, Abel Aarão, ressaltou a adesão de alunos, demonstrando o interesse de combate a individualização, desse modo permitindo a construção de um compromisso social-ético, possibilitando uma atenção prática, mas humana. “Momentos como esse possibilitam trocas, principalmente entre os discentes, docentes e alunos da pós, torno a frisar que essa troca é necessária, é importante para que haja de fato uma conversa entre todos nós, e que essa temática, ela perpasse por todos e permaneça viva. Psicologia no Brasil, hoje, na maioria das universidades ainda tende a ser entendida como uma área da saúde. Aqui na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Psicologia permanece no Centro de Ciências Humanas (CCH) como uma ciência humana, em que dessa forma temos a possibilidade de estudar áreas para além da clínica, na nossa ênfase social, falar desse compromisso ético, da capacidade da Psicologia como é: uma ciência crítica, social e não individualizada” destacou.
Por: Elcyane Ayres