Notícias

UFMA realiza XIII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura com debates sobre políticas públicas e transformação social

publicado: 19/11/2025 13h11, última modificação: 19/11/2025 15h36
UFMA realiza XII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura com debates sobre políticas públicas e transformação social

Pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, abre o XIII Fórum de Extensão e o V Fórum de Cultura

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza nos dias 18 e 19 deste mês, o XIII Fórum de Extensão e o V Fórum de Cultura, eventos promovidos pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) com transmissão on-line pelo canal oficial da UFMA no YouTube. Com o tema “Extensão e políticas públicas: A participação das universidades no projeto de transformação social e cultural”, os fóruns reuniram docentes, discentes, técnicos, gestores e representantes de projetos extensionistas para discutir o papel da universidade no desenvolvimento da sociedade.

Na abertura do evento, a pró-reitora da PROEC, Zefinha Bentivi destacou a importância do encontro para o fortalecimento das ações extensionistas. “Durante esses dois dias vamos ver trabalhos incríveis dos nossos professores, coordenadores de projetos, bolsistas e participantes que fazem parte da nossa Universidade. Nós só podemos apresentar esses resultados porque contamos com o talento de muitos, nós somos uma equipe incansável. Esse fórum será marcado por troca de conhecimento e cada vez mais caminhamos para um Maranhão e um Brasil melhor", afirmou.

Representando o reitor Fernando Carvalho, o pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio, reforçou o papel estratégico da integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. “Ressalto a importância dos fóruns de trazer temáticas extremamente relevantes para a nossa comunidade. Não faltaram temas relevantes no evento. O tripé de ensino, pesquisa e extensão precisa estar equilibrado e se retroalimentando. É uma satisfação muito grande participar desse. Principalmente, porque ainda lidamos com o desafio da implantação da extensão na curricularização. Serão dois dias muito ricos, de muitas oportunidades", declarou.

O pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio, na abertura do XIII Fórum de Extensão e o V Fórum de Cultura

A palestra inaugural, “A Participação das Universidades nos Processos de Transformação Social e Cultural”, foi ministrada pelo professor Valmor Schiochet, secretário adjunto da Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República. A manhã também contou com a mesa redonda “UFMA e Participação Social: histórias que inspiram” com a participação da professora Francisca Costa e Paulo Vinicius Coelho.

Durante a programação desse dois dias, os participantes acompanham debates sobre políticas públicas, financiamento da extensão, ações culturais, participação social, curricularização e modernização da graduação. Além disso, há a apresentação dos resultados de projetos setoriais da PROEC e a exposição do trabalhos desenvolvidos pelos programas e projetos contemplados pelos editais da pró-reitoria.

Destaque também para o Concurso de Comunicação Digital: Melhor Reels Extensionista, uma novidade desta edição. A iniciativa busca valorizar e reconhecer conteúdos audiovisuais que promovem a extensão universitária nas redes sociais. A votação será popular, com validação baseada no engajamento real dos vídeos no Instagram.

As ações extensionistas tem um grande impacto social. Somente em 2024, a UFMA registrou mais de 550 ações de extensão que alcançaram mais de 2 milhões de pessoas em todo o estado. As principais intervenções foram nas áreas: fortalecimento da Saúde Pública (Atenção Básica), empoderamento e desenvolvimento comunitário, educação e inclusão social e atividades nas áreas do meio ambiente, trabalho e cultura.

O encerramento dos Fóruns ocorrem na tarde do dia 19, com a tradicional premiação dos melhores trabalhos. A iniciativa demonstra o comprometimento da Universidade com a formação cidadã e a construção de soluções que promovam o desenvolvimento social, por meio do conhecimento gerado na universidade pública.

 

Por: Geovanna Selma

registrado em: