Notícias

UFMA realiza Webinário sobre o sistema de votação na Consulta Pública para reitor(a) e vice-reitor(a)

publicado: 12/07/2023 15h26, última modificação: 13/07/2023 09h00
UFMA realiza Webinário sobre o sistema de votação na Consulta Pública para reitor(a) e vice-reitor(a)

Nesta quarta-feira, 12, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou um Webinário sobre o sistema de votação que será utilizado na Consulta Pública para reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade, cuja consulta pública ocorrerá na terça-feira,18, de modo totalmente virtual, por meio do sistema Helios Voting. Ao longo da transmissão, que foi acompanhada por 127 pessoas, foram dialogadas as principais questões a respeito da votação eletrônica, com o objetivo de responder a dúvidas a respeito de seu funcionamento e confiabilidade.

Na ocasião, estavam presentes o reitor Natalino Salgado Filho; a diretora do Centro de Ciências Sociais e chefe da Comissão Eleitoral, professora Lindalva Maia; o superintendente de Tecnologia da Informação, Anilton Bezerra; e os analistas que compõem a equipe da Superintendência de Tecnologia e Informação (STI), responsáveis por introduzir o novo sistema: Luciano Monteiro dos Santos, especialista em segurança da informação; Leônidas Leal Neto e Benedito Mendes, ambos especialistas em infraestrutura e segurança da informação; Marcos Gabriel Mendes, especialista em sistemas de informação; e Oswaldo Silva de Sousa Junior, especialista em governança de dados. 

Segundo o analista de TI Oswaldo Junior, a digitalização do processo eleitoral na UFMA está em sintonia com o Decreto 10332/ 2020, por meio do qual os serviços públicos do governo federal passaram por uma transformação para utilizar ferramentas dos meios digitais de forma inteligente, eficiente e com foco no cidadão. “Hoje o cidadão não tem mais a necessidade de se deslocar para ter acesso a determinados serviços. Agendamentos, consultas, emissão de declarações: tudo isso pode ser feito por meio dos canais digitais que o governo vem oferecendo. Nessa perspectiva, a instituição está tomando uma decisão altamente estratégica, de transformar esse processo para que ele também alcance seus objetivos, centrado nas necessidades da nossa comunidade universitária,” ressaltou.

Desenvolvido pelas pesquisas do grupo de criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, o Helios Voting é um sistema de votação eletrônica que viabiliza a realização do processo eleitoral por meios digitais. Trata-se de software livre, com auditoria aberta, composto de um mecanismo de segurança que garante a confidencialidade do voto, por meio da criptografia dos dados.

O sistema é alicerçado em pilares que garantem a sua credibilidade, tais como acessibilidade, transparência, confiabilidade do voto, autenticidade, suscetibilidade de auditoria, integridade e segurança. Atualmente, já é utilizado em diversas instituições de ensino no Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O processo de votação é simples, os eleitores recebem uma chave de votação única, que é vinculada a uma identidade verificada, como um número de identificação nacional ou um endereço de e-mail verificado. Os eleitores utilizam essa chave para acessar uma plataforma on-line segura e votar em sua escolha de candidatos ou propostas. No caso da UFMA, o acesso à plataforma será feito por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Academicas (SIGAA) para discentes, e do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGHR), para docentes e técnicos-administrativos. Para mais informações, acesse os vídeos informativos disponíveis no canal oficial da UFMA no Youtube.

Para saber mais sobre a Consulta Pública, confira aqui.

Por: Orlando Ezon

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: