Notícias

UFMA realiza visita técnica para conhecer ações de manejo de resíduos da Vale

publicado: 12/09/2025 17h01, última modificação: 12/09/2025 17h01
Discentes do curso de Engenharia Ambiental e Saneamento da UFMA também participaram da visita
UFMA realiza visita técnica para conhecer ações de manejo de resíduos da Vale

Com o compromisso de construir o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, em parceria com outras Instituições de Ensino Superior do Maranhão, por meio do Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos das Instituições de Ensino Superior, a Universidade Federal do Maranhão tem realizado visitas técnicas em outras instituições com o intuito de conhecer os trabalhos de manejo de resíduos sólidos e aprimorar a gestão ambiental da Universidade.

Nesse contexto, membros da UFMA no Comitê Interinstitucional de Gestão de Resíduos Sólidos das IES do Maranhão estiveram nas instalações da mineradora Vale em São Luís nessa quarta-feira, 11, para observar as práticas adotadas pela empresa na área ambiental, compreender os programas e iniciativas já implementados e explorar possíveis oportunidades de colaboração e parcerias institucionais.

Para o coordenador do curso de engenharia ambiental e sanitária e membro da UFMA no Comitê Interinstitucional de Gestão de Resíduos Sólidos das IES do Maranhão, Fernando Pedro Dias, o encontro representou uma valiosa oportunidade para o fortalecimento do diálogo entre a UFMA e a VALE, promovendo a troca de conhecimentos e experiências que possam contribuir de forma significativa para o desenvolvimento sustentável em nosso estado. “Particularmente, gostei e percebi vários pontos potenciais para firmar parceria entre a Vale e UFMA”,

A visita técnica também foi uma oportunidade de prospecção de trabalhos na área ambiental para os discentes do curso de Engenharia Ambiental e Saneamento da UFMA, que também participaram do momento.

A iniciativa reforça o papel da UFMA como protagonista na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a gestão de resíduos sólidos no Maranhão. Ao promover a integração entre universidade, setor produtivo e estudantes, a visita técnica fortalece não apenas o compromisso institucional com o meio ambiente, mas também a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios socioambientais do presente e do futuro.

Por: Ingrid Trindade

registrado em: