UFMA realiza visita técnica ao Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) para destinação correta de equipamentos eletrônicos

publicado: 25/04/2024 16h50, última modificação: 25/04/2024 16h50

Na manhã desta quinta-feira, 25, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) por meio da Superintendência de Infraestrutura (SINFRA), da Diretoria de Planejamento, Engenharia e Controle (DIPEC) e da Seção de Patrimônio (PPGT), realizou uma visita técnica ao Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís.

A visita foi realizada pelo Diretor de Planejamento, Engenharia e Controle da SINFRA, Paulo Estefan; pela Chefe da Seção de Patrimônio (PPGT), Lilian Macedo; pela Engenheira Agrônoma Érica Nascimento e pelo Administrador Jorge Antônio Carvalho, ambos da Diretoria de Projetos e Obras (DIPROS) da SINFRA.

O encontro teve como finalidade estabelecer parcerias visando direcionar materiais eletrônicos inservíveis da UFMA para promover a inclusão digital em comunidades carentes, utilizando os serviços do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC).

Recebidos pelo Coordenador Geral do CRC, professor Antônio Carlos, os representantes da UFMA foram conduzidos por uma visita detalhada às instalações do Centro. Durante o encontro, Antônio Carlos apresentou o fluxograma do manejo dos equipamentos eletrônicos, conforme estabelecido pelo Ministério da Comunicação, que inclui desde a logística de transporte até a destinação final dos equipamentos, passando pela triagem e recuperação dos mesmos.

Além de conhecer o programa do Governo Federal que envolve o CRC, a UFMA expressou interesse em colaborar com o projeto, buscando destinar diversos materiais eletrônicos inservíveis em seu patrimônio para recondicionamento pelo CRC de São Luís. Esses materiais, uma vez recondicionados, serão destinados a entidades comunitárias, com o intuito de promover a inclusão digital e contribuir para a redução do descarte inadequado de eletrônicos.

“O desfazimento de bens inservíveis na UFMA segue o Decreto N°9.373, de 11 de maio de 2018 - dispõe sobre a alienação, a cessão, a transferência, a destinação e a disposição final ambientalmente adequada de bens móveis no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Com a publicação da LEI Nº 14.479, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2022, a UFMA deve destinar os bens de TIC inservíveis aos Centros de Recondicionamento de Computadores, onde a destinação do resíduo eletrônico é feita de forma responsável para não prejudicar o meio ambiente. Os CRCs recebem os equipamentos, recondicionam aqueles que podem ser reaproveitados e destinam incentivam estes à escolas, bibliotecas e centros de inclusão digital. Esse é um dos passos que a Seção de Patrimônio iniciou com a nova gestão para fazer o desfazimento dos bens inservíveis da UFMA, além dos bens de TIC, mobiliário, eletrônicos, sucatas de refrigeração passarão pelo processo de desfazimento à luz do decreto 9373/2018”, explica a Chefe da Seção de Patrimônio da UFMA, Lilian Macedo.

Saiba mais

Os Centros de Recondicionamento de Computadores são espaços adaptados para a reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos usados. Além de estimular o descarte correto de resíduos eletrônicos, a iniciativa também prevê a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de cursos e oficinas relacionados ao recondicionamento e operação de computadores.

No estado do Maranhão está localizada no Centro de Referência Tecnológica (CERTEC) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Por: DCom