Notícias

UFMA realiza VII Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia com foco em inclusão

publicado: 16/06/2025 15h01, última modificação: 16/06/2025 15h23
UFMA realiza VII Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia com foco em inclusão

Entre os dias 2 e 4 de julho, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Geografia, realizará o VII Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia. Com foco na temática da inclusão, o evento busca reunir educadores, estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral para discutir caminhos mais inclusivos e socialmente comprometidos no ensino de Geografia, articulando teoria, prática e diversidade na formação docente. O evento ocorrerá no Auditório Central, no Câmpus Bacanga.

Nesta edição, o tema central, “Práticas Geográficas: Construindo Saberes com Inclusão”, foi escolhido em razão da relevância desse debate em diferentes contextos, como destaca a professora Irecer Portela, uma das coordenadoras do encontro: “Percebemos que a inclusão é um cenário educacional necessário e urgente em todos os âmbitos da sociedade e precisamos discutir bastante para acertarmos cada vez mais em nossas relações com os outros. E na formação de professores e profissionais, deve ser ponto de partida, porque aponta para cada um de nós”. 

Com início a partir das 14h, a programação conta com palestras, debates e apresentações que abordam a prática pedagógica como um processo social comprometido com a formação cidadã e com a valorização da diversidade. A proposta é ampliar a discussão sobre o ensino de Geografia, considerando os desafios enfrentados tanto na educação básica quanto no ensino superior, e fortalecendo a formação de educadores conscientes de seu papel transformador.

Para Irecer, a temática vem sendo debatida atualmente no campo da Geografia “com base em muitas pesquisas e práticas durante o percurso do curso e projetos desenvolvidos junto à comunidade”. Por meio da Geografia, afirma ela, buscam-se caminhos metodológicos assertivos e novos rumos de trabalho”.

O encontro também se propõe a refletir sobre os caminhos percorridos pela pesquisa na área, aproximando saberes acadêmicos e experiências escolares. A troca de vivências e a divulgação de práticas exitosas visam motivar educadores a manterem uma postura engajada, capaz de gerar impacto positivo em suas realidades de atuação.

Sobre as expectativas para o evento, a professora destacou: “Estamos impactados com o tamanho da procura. Um evento regional, com bases praticamente na Região Nordeste, que vem tomando uma dimensão nacional. A temática na Geografia tem mostrado o empenho da comunidade acadêmica em conhecer para melhor atuar. E é nas trocas de experiências que nos fortalecemos”.

Ao colocar a inclusão no centro do debate, o VII Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia amplia o olhar sobre o papel da educação na construção de uma sociedade mais equitativa. A proposta de integrar experiências, saberes e vivências fortalece o ensino como prática social e crítica, capaz de dialogar com as realidades diversas do nosso tempo, impulsionando reflexões necessárias para uma atuação docente mais consciente e transformadora.

 

Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: