Notícias

UFMA realiza solenidade do Jubileu de Ouro em homenagem às turmas de 1973

publicado: 13/10/2023 16h18, última modificação: 16/10/2023 15h20
O evento faz parte da programação de aniversário de 57 anos da Universidade
> UFMA realiza solenidade do Jubileu de Ouro em homenagem às turmas de 1973

Em clima de nostalgia, na quarta-feira, 11, alunos das turmas de 1973 se reuniram no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, para celebrar os 50 anos de formados. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) teve a honra de homenagear os egressos da época que, ao longo desses anos, contribuíram significativamente para o desenvolvimento da instituição e da sociedade. Organizado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), a solenidade do Jubileu de Ouro faz parte da programação de comemoração do aniversário da UFMA. 

O evento começou com uma encenação teatral que recriou os costumes, as roupas e a cultura dos anos 1970, seguida por uma apresentação musical com canções que marcaram aqueles anos. 

A mesa de abertura foi composta pelo reitor da UFMA, e também homenageado, Natalino Salgado; o vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos; o prefeito do município de São Luís, Eduardo Braide, que, na ocasião, representou sua falecida mãe, homenageada da turma de 1973; o deputado estadual Carlos Lula, o pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio; e a coordenadora do Jubileu de Ouro, Fernanda Pinheiro. 

O Jubileu de Ouro é um projeto que busca reconectar a UFMA com seus ex-alunos, valorizando suas trajetórias e contribuições. Na noite, mais de 160 egressos foram homenageados, abrangendo 16 cursos: Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Desenho, Enfermagem, Farmácia, Farmácia - Bioquímica, Filosogia, Letras, Matemática Bacharelado e Matemática Licenciatura, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Química Industrial e Serviço Social. 

A atmosfera era de festa e reverência, pois muitos dos homenageados não se encontravam havia anos.  Houve um espaço dedicado à exibição de fotografias e recordações das turmas de 1973, que suscitaram muitas lembranças e risos entre os presentes. Antigos álbuns de formatura e documentos históricos ajudaram a contar a história desses egressos e da Universidade.

O evento atraiu homenageados de diversas partes do Brasil, como Dona Maria Bernardina, que veio de Porto Alegre, onde mora há cerca de 46 anos, para receber sua homenagem. Ela expressou sua gratidão pela UFMA e como a instituição abriu portas em sua carreira.

“Ah, este momento é emocionante. Ouro é ouro, e fiz questão de estar aqui. Fico agradecida a Deus e à Universidade Federal do Maranhão por essa homenagem que estão fazendo para nós, formandos de 1973, no Jubileu de Ouro. Sempre trabalhei em educação, e, quando me perguntam os benefícios que a UFMA me ofereceu, principalmente no curso de pedagogia, eu sempre digo que foram muitos benefícios, abriu muitas portas, pois tinha uma representatividade muito grande. Então, fico muito feliz e agradecida por estar aqui neste momento” expressou.

José Hermenegildo, formado em Ciências Econômicas, também compartilhou sua alegria e agradecimento pela homenagem e pelo reencontro com antigos colegas. “Ah, estou sensibilizado! Uma homenagem dessa natureza só eleva a gente, essa iniciativa da UFMA foi excelente. Quero agradecer de todo coração, todo esse apreço que a Universidade teve conosco. O evento fez com que encontrássemos colegas que há tempos não víamos. Relembrar os velhos tempos é muito importante. Foi emocionante, não tenho nem palavras” externou.

Natalino Salgado, reitor da UFMA e homenageado da turma de Medicina de 1973, destacou a importância desses formandos no desenvolvimento da Universidade. “É um privilégio. Além de termos oportunidades de, no cargo de reitor, homenagear esses formandos da turma de 1973 de 16 cursos, eu tenho essa alegria e gratidão de estar na turma de medicina de 1973 e também ser homenageado ao completar 50 anos. Tenho essa alegria de conviver com os meus colegas daquela época, e isso é maravilhoso, é uma dádiva de Deus. Hoje, a Universidade está em festa recebendo aqueles que lutaram no seu banco, em um período ainda de construção da nossa instituição, pois, há 50 anos, a Universidade só tinha 7 anos de existência. Era muito jovem. É um momento de festa e de brilho, que Deus continue iluminando todos aqueles que fazem o dia a dia da nossa instituição” enfatizou.

 

Fernanda Pinheiro, coordenadora do Jubileu de Ouro, ressaltou a importância do evento em reconhecer e valorizar as trajetórias de cada egresso, enfatizando o significado profundo dessa celebração.

“Esse é um dos eventos que mais emociona a gente. Estamos proporcionando esse reencontro como forma de reconhecimento e de valorização da trajetória de cada um. Cada encontro, cada pessoa que conseguimos localizar para que estivesse aqui presente é muito satisfatório. Hoje é o coroamento desse momento” relatou.

Apesar de um total de 590 formandos na turma de 1973, nem todos puderam ser localizados devido a várias circunstâncias. Algumas homenagens foram realizadas in memoriam, entre elas, a Dona Antônia Maria Martins Braide, mãe do atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que, na ocasião, esteve como representante dela. 

“Primeiro parabenizo a UFMA por essa iniciativa importante que é de reconhecer aqueles que, ao longo dos anos, deram a sua contribuição para a nossa cidade, o nosso estado e o nosso país. Para mim, é muita felicidade muito grande poder estar aqui neste evento de homenagem em nome da minha mãe, que é da turma de serviço social de 1973, encontrei várias amigas dela que serão justamente homenageadas hoje, e a felicidade é maior pois também sou egresso da UFMA, para mim é uma alegria muito grande” manifestou. 

O evento culminou com uma valsa e um jantar, proporcionando uma noite de comemoração e reencontros. 

O Jubileu de Ouro não apenas celebrou o passado das turmas de 1973, mas também fortaleceu os laços entre a instituição e seus alunos. As histórias compartilhadas e as memórias revividas tornaram a noite uma experiência inesquecível para todos os presentes.

Confira os registros da solenidade: 

Jubileu de Ouro 2023 - 11.10.23

 

Por: Sarah Dantas

Fotos: Gabriel Jansen e Karla Costa

Produção: Alan Veras 

Revisão: Jáder Cavalcante 

registrado em: