Notícias
Parfor UFMA realiza cerimônia para recepcionar novas turmas na Região Tocantina
Ocorreu, em Imperatriz, no último sábado, 3, a abertura do Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor), no auditório da Uemasul, realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento contou com a participação de cerca de 250 professores-cursistas dos municípios de Barra do Corda, Sitio Novo, Grajaú, Arame, Buriticupu, Santa Luzia e Estreito, no período matutino e vespertino.
Para o coordenador institucional do Parfor, professor José Carlos de Melo, a avaliação do seminário foi positiva: “Os professores-cursistas, puderam conhecer de forma mais aprofundada o Programa em que estão inseridos, suas regras, suas normas e suas obrigações. Enquanto acadêmicos da UFMA, puderam acessar o Sigaa, para aprender a manusear as suas funcionalidades. E com a promessa de que, no mês de julho, já iniciem as aulas nas suas férias, quando as aulas são intensivas.
O Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor) é programa emergencial criado pelo Governo Federal para permitir a professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Para o vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio, o Programa tem um caráter especial. “Não se trata de um EAD, o programa Parfor é um curso presencial, um curso de graduação como outro qualquer. No Diploma aparecerá; Licenciado em Letras pela UFMA. Que, diga-se, oferece o curso de ciências humanas, o primeiro do Brasil que alcançou a nota 5, maior nota na avaliação do MEC”, afirmou.
O diretor do Câmpus da UFMA, Leonardo Hunaldo, frisou a importância do evento: “Estamos muito felizes em poder ampliar nossa base de ação para toda a região. Em breve, os municípios participantes poderão contar com novos mestres altamente qualificados por uma equipe de excelência no ensino superior”.
Em virtude da distância de alguns municípios, o evento aconteceu em dois turnos durante esse sábado, e os mais próximos participaram na parte da manhã e os mais distantes como Santa Luzia e Buriticupu, estiveram na parte da tarde.
Revisão: Jáder Cavalcante