Notícias

UFMA realizou reunião de alinhamento com o Iphan na sexta-feira, 26

publicado: 29/05/2023 18h45, última modificação: 31/05/2023 09h12
UFMA realiza reunião de alinhamento com o Iphan na sexta-feira, 26

Buscando alinhar esforços e estreitar parcerias, a UFMA realizou, na sexta-feira, 26, no gabinete da Reitoria, uma reunião com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde 2015, ambas as instituições têm se empenhado na  revitalização e restauração de prédios e monumentos históricos, em São Luís e em outros municípios do Maranhão.

Na ocasião, estavam presentes a Superintendente do Iphan no Maranhão, Lena Carolina Brandão; Rafael Pestana, da coordenação técnica IPHAN; Natalino Salgado, reitor da UFMA; Arkley Bandeira, assessor de relações institucionais; Walber Pontes, pró-reitor de Planejamento e Gestão; e Paulo Estefan, chefe da divisão de projetos e sustentabilidade da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra).

Para essa reunião, estava em pauta a retomada das obras em três edificações: o Palácio das Lágrimas, localizado na Rua 13 de Maio, no Centro de São Luís; o Teatro Tablado, na Rua das Palmas; e o casarão "Cavalo de Troia", em Alcântara.

A restauração e requalificação do casarão "Cavalo de Troia" fica a cargo da Secretaria de Estado de Infraestrutura do Maranhão. Segundo o chefe de divisão do Sinfra, Paulo Estefan, o objetivo é dar um novo uso ao edifício. "Isso será realizado em duas etapas: primeiramente, faremos um processo de contenção para estabilizar a estrutura. Após isso, trabalharemos no planejamento licitatório para podermos fazer o projeto completo de arquitetura e instalação de engenharias para o novo uso do prédio. A UFMA, juntamente com o Iphan, irá realizar a fiscalização da obra", enfatizou.

A superintendente do Iphan avaliou a reunião como tendo um desdobramento produtivo, que trará novidades para a população ainda neste ano. "O Iphan e a UFMA sempre foram grandes parceiros. Resolvemos estreitar essa relação e retomar algumas atividades. Conseguimos alinhar muitas coisas nesta reunião e, no segundo semestre, teremos muitas notícias boas para a sociedade de São Luís", afirma Lena.

 

Por: Orlando Ezon

Fotos: Sarah Dantas 

Revisão: Jáder Cavalcante 

registrado em: