Notícias

UFMA realiza primeira reunião da Comissão Executiva e inicia fases de planejamento do PDI 2027–2031

publicado: 27/11/2025 16h38, última modificação: 27/11/2025 17h13
UFMA realiza primeira reunião da Comissão Executiva e inicia fases de planejamento do PDI 2027–2031

Primeira reunião com a equipe da Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional

Na última quarta-feira, 26, foi realizada a primeira reunião com a equipe da Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), inaugurando oficialmente as fases de planejamento do PDI 2027-2031 da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Durante o encontro, o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Marcos Moura, destacou a transição para a etapa ativa de definição das estratégias de diagnóstico institucional:

“Nós vínhamos aqui numa fase de preparação, e hoje a gente inicia as atividades de planejamento, entendendo e definindo as estratégias para melhor coleta das informações para o diagnóstico institucional, para que, dessa forma, nós tenhamos um PDI que retrate o que de fato é o interesse da comunidade acadêmica. Nós estamos muito animados com o nosso PDI. Temos certeza que vai ser um processo participativo, um processo democrático em que toda a Universidade será ouvida”, afirmou.

Instituído pela Portaria nº 2447/2025/FUMA/OEC/REITORIA/GR, o Plano de Desenvolvimento Institucional é um instrumento estratégico, que vai orientar o planejamento, o desenvolvimento, a avaliação e a gestão da UFMA entre 2027 e 2031, com base em indicadores, pesquisas e projetos estruturados em múltiplos eixos temáticos, que se alinham às exigências do MEC.

Esta edição do PDI traz novidades, como integração das consultas realizadas por meio dos questionários da Comissão Própria de Avaliação (CPA), ampliando o alcance da participação da comunidade universitária e unificando instrumentos que, em anos anteriores, eram aplicados de forma separada.

Entre as inovações do processo, está a realização do primeiro censo institucional da UFMA, uma iniciativa proposta pela CPA e adotada pela Reitoria. O censo permitirá consolidar as informações em uma base única institucional, com caráter histórico e permanente. A integração com os instrumentos da CPA fortalece a coleta de dados fidedignos às percepções da comunidade e aprimora o processo de tomada de decisão.

Dessa forma, a partir de 2025, a UFMA passa a aplicar um único instrumento com três partes sequenciais: a primeira dedicada ao PDI, a segunda ao Censo Institucional e terceira à autoavaliação anual. A aplicação ocorrerá entre 10 de dezembro e 10 de janeiro de 2026, alcançando estudantes, técnicos-administrativos e docentes. Para mais informações, acesse aqui

Com os novos instrumentos e metodologias, a UFMA terá indicadores sólidos e integrados para subsidiar ações de gestão, planejamento, melhoria da infraestrutura, políticas de ensino, extensão, pesquisa e promoção da qualidade de vida universitária.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

Fotos: Marcelo Cutrim/Scom

registrado em: