Notícias
UFMA realiza Olimpíada Nacional de Empreendedorismo voltada a estudantes do ensino médio de todo o país
Com objetivo de fomentar a cultura empreendedora e a inovação entre estudantes do ensino médio das redes pública e privada de todo o país, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), realizam a primeira Olimpíada Nacional de Empreendedorismo (ONE). As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro e podem ser feitas diretamente no site oficial da olimpíada.
O evento busca incentivar não apenas a criação de negócios, mas o desenvolvimento de competências como raciocínio lógico, liderança, criatividade, pensamento crítico e capacidade de transformar problemas reais em soluções inovadoras. Além disso, tem o propósito de mapear jovens talentos em todo o país e democratizar o acesso ao conhecimento sobre modelos de inovação.
De acordo com o coordenador-geral da ONE, Patryckson Marinho Santos, a olimpíada transcende o formato tradicional de provas e notas.
"O que esperamos com a realização da ONE é plantar a semente do protagonismo juvenil. Queremos mostrar ao estudante do ensino médio que ele tem potencial para ser um agente de transformação na sua comunidade. Quando a UFMA e o Governo Federal se unem para promover uma jornada gratuita de inovação e liderança para esses jovens, o grande legado não é apenas descobrir talentos, mas formar uma nova geração mais crítica, resiliente e preparada para desenhar as soluções que a nossa sociedade tanto precisa”, afirma.
Uma jornada de desafios
A ONE será realizada em etapas. A primeira será uma prova diagnóstica on-line, no dia 18 de setembro, com questões de raciocínio lógico, inovação e empreendedorismo, com foco em situações cotidianas. O resultado será divulgado no dia 28, com a seleção de 100.000 estudantes aprovados para a próxima etapa.
Na segunda etapa, será aplicada uma prova dissertativa, também on-line, no dia 09 de outubro, exibindo o desenvolvimento de propostas de soluções e modelos de negócios. A etapa aborda conteúdos de Design Thinking, modelagem de negócios e Lean Startup, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os cem estudantes mais bem-colocados no ranking nacional — com resultado em 20 de outubro — chegarão à terceira fase. Os classificados participarão, entre os dias 3 e 6 de novembro, de um Bootcamp Executivo Virtual, com orientações técnicas voltadas à estruturação dos projetos, desenvolvimento de Produtos Mínimos Viáveis (MVPs) e elaboração de planos de negócio.
Por fim, a etapa nacional, com programação presencial em Brasília no dia 10 de dezembro. Serão reconhecidos 27 destaques estaduais, cada um representando uma unidade da federação. Os selecionados participarão de uma missão técnica em São Paulo de 13 a 16 de janeiro de 2027.
A programação completa, cronograma, edital e demais informações sobre a ONE estão disponíveis neste link.
Ao protagonizar a primeira Olimpíada Nacional de Empreendedorismo, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) reafirma sua posição como precursora de ações com alto impacto social. Também insere o Maranhão na rota de grandes eventos voltados à inovação, ao empreendedorismo e ao incentivo à transformação social em nível estadual e nacional.
Por: Agaminon Sales
Imagem: Divulgação
Revisão: Jáder Cavalcante