Notícias
UFMA realiza IV Workshop do NEPA com foco em bem-estar humano e conservação dos ecossistemas
Cerimônia de abertura do IV Workshop do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPA). Foto: Valdo Tavares/Dcom
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPA), deu início, nessa terça-feira, 4, ao IV Workshop do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, com o tema “Bem-estar humano e conservação dos ecossistemas”.
Com uma vasta programação, que se estende até a próxima sexta-feira, 7 de novembro, o evento tem o intuito de provocar uma reflexão interdisciplinar aprofundada sobre a conexão vital entre a saúde e a qualidade de vida das populações humanas e a necessidade urgente de preservação ambiental. Para além de estimular discussões críticas, o evento se configura como uma plataforma essencial para a divulgação de pesquisas acadêmicas recentes e para o incentivo de práticas sustentáveis em diferentes escalas.
Para o coordenador do evento, José Aquino Júnior, “a proposta do workshop é trazer temáticas que dialogam com problemas e questões ambientais atuais, não só ambientais, mas tudo que interfere nos impactos das questões ambientais, como, por exemplo, as questões de saúde, como nessa edição estão inclusas”.
Diante do cenário atual de mudanças climáticas, degradação acelerada e da aproximação da COP30, para o diretor de pesquisa da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Eduardo Bezerra, é oportuno que o núcleo traga essa pauta.
“O ponto principal é o tema que eles escolheram pra este ano: ‘Bem-estar humano e conservação dos ecossistemas’. Essas pautas atuais relacionadas à saúde das populações e à saúde do meio ambiente são necessárias, para mostrar que a gente precisa ter mais cuidado, ter mais atenção e ampliar as ações de sensibilização, pra que a gente consiga mostrar que a gente também faz parte desse meio ambiente. Porque fica parecendo que é algo dos terceiros, a culpa é dos outros, e a gente esquece de se incluir nesses outros. Então, eu acho que, quando o Núcleo traz essa pauta, é muito pertinente diante do que tá acontecendo, das mudanças climáticas, do excesso da degradação. E agora, com a COP30, que tá se aproximando, são pontos importantes para serem sempre levantados e discutidos aqui na instituição”, destacou o diretor, que participou da abertura do evento.
Início dos trabalhos
Com a palestra “Repensando o bem-estar: por que a natureza não pode ser ignorada”, Ligia Vizeu Barrozo (USP) abriu oficialmente o IV Workshop do Nepa, trazendo uma discussão filosófica sobre como o ser humano precisa se perceber em relação à natureza.
Ligia Vizeu Barrozo (USP) ministrou a palestra de abertura do IV Workshop do NEPA. Foto: Ingrid Trindade/Dcom
“A ideia é trazer o ser humano, tirá-lo do centro e trazer a natureza junto, mostrando que nós, seres humanos, somos apenas um membro da comunidade biótica. A gente tem que pensar numa natureza que não é mais, é uma dicotomia, só natureza e só social, histórico, cultural, como era a visão anterior. Pensando numa natureza que é um contínuo entre natureza e sociedade, e que a nossa saúde, a saúde e o bem-estar de todos os seres depende da gente compreender essa natureza como híbrida”, pontuou.
A discente do curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Daiane Lopes mantém grandes expectativas para o evento, tendo em vista que os eixos e as temáticas abordados são emergentes e essenciais para a sociedade atual. “[A expectativa] Muito alta, principalmente, pelos eixos e temáticas que serão abordadas no evento a partir de hoje, que são assuntos muito emergentes na nossa sociedade atual, que precisam ser debatidos. O NEPA tá fazendo esse papel muito interessante e importante tanto para a comunidade local como também para o Maranhão. São muitas pesquisas que saem daqui, que abrangem todo o estado, são importantes e que precisam de um olhar mais atento para políticas públicas do Estado e da Prefeitura”, compartilhou a estudante.
O fundador do Nepa, Antônio Cordeiro Feitosa, também participou do evento e se mostrou satisfeito com o trabalho que a nova geração tem apresentado: “Eu tô acompanhando o desenvolvimento do evento. Hoje, eu estou aposentado e estou vindo aqui como professor voluntário. Fico muito contente de ver o engajamento dos professores novos e dos alunos que tão assumindo de corpo e alma o evento e tá indo muito bem”, declarou.
Confira os registros do evento
Saiba mais sobre o Workshop do Nepa
A primeira edição do Workshop do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais foi realizada em julho de 2017, promovendo debates em torno das geociências e das problemáticas ambientais relevantes para o Maranhão. A segunda edição, ocorreu em junho de 2018 e concentrou-se na discussão sobre a geodiversidade do Golfão Maranhense e suas vulnerabilidades. Em outubro de 2023, a terceira edição do evento teve como tema “Conectando Geografia e Trabalho”, com o objetivo de explorar as oportunidades e os cenários de mercado para os discentes do curso de Geografia, tanto da licenciatura quanto do bacharelado, destacando o uso de tecnologias no exercício profissional.
Nesta quarta edição, o Workshop do NEPA, com o tema “Bem-estar humano e conservação dos ecossistemas”, está estruturado em eixos temáticos centrais: "Saúde, Ambiente e Bem-estar", "Impactos e Monitoramento da Diversidade Ambiental", "Geodiversidade e Uso Sustentável" e "Geossímbolos e Conservação". Durante os quatro dias de evento, os participantes terão uma variedade de formatos para capacitação e debate: minicursos e oficinas práticas, focados em habilidades técnicas e saberes tradicionais, como o uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), introdução ao mapeamento com drones e o estudo de plantas medicinais; mesas-redondas, destinadas a discussões aprofundadas com especialistas, destacando-se debates como os "Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Ambiente", e sessões de comunicações orais, permitindo que pesquisadores apresentem seus trabalhos científicos.
O evento é fomentado pela FioCruz e contará com professores renomados na área da Medicina, Geografia da saúde humana, física, geotecnologias e cultural, de instituições com a USP, UFRN, UFPR, Prefeitura de Joinville - SC, Dom Bosco, SEMA, IMESC, SEMUS, COLUN, UFMA Câmpus Codó, UEMA, SEMED, FIOCRUZ Brasília, UNICAMP, SEMFAZ e UEPG.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante
